Preço de uma escritura de imóvel

Quanto custa o valor de uma escritura de imóvel atualmente?

1 curtida

Tem um método que outro usuário indicou em um post, achei super bacana a ideia.

Você pode dar uma conferida lá, o que acha?

1 curtida

Olha, o custo de uma escritura de imóvel pode variar bastante dependendo do estado e do valor do próprio imóvel, pois as taxas são calculadas como uma porcentagem desse valor.

Então eu consigo te dizer que você pode se preparar para pagar entre 1% e 3% do valor do seu imóvel só pela escritura.

Da uma pesquisada com os cartórios da sua cidade, que eles conseguem te dizer valores exatos.

1 curtida

Oi @DaviLemos , a escrituro fica nessa faixa mesmo.

Só vamos lembrar @MaiteBraganca , que não é só esse custo que você vai ter viu?!

Tem Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e Registro de Imóveis para pesquisar e acrescentar no seu orçamento.

Isso se nós não contarmos com os casos em que o imóvel é doação ou herança, que aí já acrescenta mais gastos, como Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação e Inventário.

Veja em que situação você se encaixa e procura um advogado para te ajudar nesse processo.

1 curtida

Lendo as respostas acho que posso acrescentar que para você ter uma estimativa do custo da escritura do seu imóvel, você deve:**

  • Consultar a tabela de emolumentos do cartório de notas da sua região: Essa tabela é disponibilizada online ou presencialmente no próprio cartório.
  • Utilizar uma calculadora online de custos de escritura: o que não falta são sites e portais imobiliários oferecendo calculadoras online que estimam o valor total da escritura, só com você informando o estado, município, valor do imóvel e a escritura desejada.
  • Consultar um profissional especializado: Um advogado ou um despachante imobiliário vai te orientar com os custos envolvidos na escritura do seu imóvel e te auxiliar em todo o processo.

Vou te dar um exemplo prático:

Vamos considerar um imóvel em Montes Claros, Minas Gerais, com valor venal de R$ 500.000,00.

Podemos ter uma ideia dos custos dessa forma:

  • Emolumentos cartoriais: 2% x R$ 500.000,00 = R$ 10.000,00
  • ITBI (3%): 3% x R$ 500.000,00 = R$ 15.000,00
  • Outras taxas (estimativa): R$ 2.000,00

Custo total estimado: R$ 27.000,00

Então faça vários orçamentos para não estar gastando aquilo que não precisa.

1 curtida