Quem pode ser fiador de um aluguel?

Estou alugando um imóvel e preciso de um fiador. Quem pode ser meu fiador?

15 curtidas

Você pode pedir para algum amigo ou familiar, que tenha uma boa relação e confiança!

E tem mais, essa pessoa que você pedir deve ter um bom histórico de crédito, além de uma renda que seja suficiente para cobrir as obrigações do aluguel, além das próprias despesas.

14 curtidas

Se for o caso de pessoa física, é bom você saber que tem algumas exigências para seguir.

Pelo que pesquisei essa pessoa precisa ter renda líquida comprovada de no mínimo 3 vezes o valor do aluguel mais os encargos da Locação como condomínio, IPTU, etc.

Além de precisar ser maior de 18 anos e não ter pendências de crédito como no SPC e Serasa por exemplo.

15 curtidas

Eu sei que quando se trata de fiadores casados, ambos os cônjuges precisam concordar com a fiança e assinar o contrato.

E também deve se encaixar nos critérios que o pessoal falou aqui em cima.

14 curtidas

Não sei se sabem mas o fiador pode ser subsidiário ou solidário.

No caso de fiador subsidiário, ele só responde pelas dívidas do inquilino após a execução dos bens do mesmo.

Já no caso de fiador solidário, ele pode ser cobrado a qualquer momento, mesmo que o inquilino ainda tenha bens a serem penhorados.

14 curtidas

Um detalhe bem bacana que descobri esses tempos é que além do fiador você também pode escolher fazer um depósito de caução.

Esse depósito seria o pagamento do valor de alguns meses de aluguel, que é devolvido para o inquilino no final do contrato, caso não haja inadimplência;

14 curtidas

Aqui no site tem vários tópicos relacionados a sua dúvida @SaraFarias , que tal dar uma conferida e ver o que acha?!

15 curtidas