Quem não é proprietário pode ser síndico?

Moro de aluguel no condomínio. Mesmo não sendo proprietário, posso me candidatar a síndico?

10 curtidas

Claro, você pode sim se candidatar @IgorRosa .

A lei não proíbe inquilinos de ocuparem esse cargo, mas é uma boa ideia dar uma olhada na convenção do seu condomínio e no regimento interno para ter certeza.

Se não houver nada nesses documentos que impeça um morador de aluguel de ser síndico, você pode se candidatar tranquilamente e participar da eleição.

9 curtidas

Realmente @JaquelineCortes , essa informação está no Código Civil Brasileiro, no Art. 1.347:

“A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.”

Falando legalmente, então nada te impede @IgorRosa !

8 curtidas

Mas vamos lembrar que você tem que fazer sua parte, para ter moral de se candidatar né!

Tem que estar em dia com o pagamento das taxas condominiais, para ser exemplo.

Você também precisa ter uma procuração do proprietário, te dando consentimento para agir em seu nome nas decisões relacionadas ao condomínio.

E sem contar que você precisa ter uma boa convivência com o pessoal do condomínio para eles te apoiarem e votarem a seu favor.

8 curtidas

Como você está interessado nesse ramo de Administração de condomínios , que tal conferir outros assuntos parecidos?

Acho que pode ser bacana para você!

9 curtidas

Decidir se candidatar ou não é uma escolha pessoal.

O importante é você avaliar os prós e contras, considerar suas habilidades e disponibilidade de tempo, e conversar com o proprietário do imóvel sobre suas intenções.

8 curtidas