Uma dívida de banco prescreve após quantos anos?

Tenho uma dívida antiga com o banco. Em quantos anos ela prescreve?

7 curtidas

Então, a prescrição da dívida bancária vai depender do tipo de dívida que você tem @FabiolaAmorim .

No geral, a maioria das dívidas com bancos, como empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, prescreve em 5 anos a partir da data em que deveria ter sido paga.

Isso quer dizer que após esse período, o banco não pode mais te acionar judicialmente para cobrar essa dívida.

6 curtidas

É bom lembrar @GiovannaOliveira , que essa regra de prescrição pode variar um pouco dependendo do tipo específico de dívida ou das circunstâncias, como renegociações ou acordos que podem alterar a data inicial de prescrição.

Se a dívida foi renegociada, por exemplo, esse prazo pode começar a contar novamente a partir da última parcela acordada.

Então, sempre vale a pena conferir os detalhes específicos do seu caso Fabiola.

5 curtidas

E não vamos esquecer que a prescrição não significa que a dívida seja extinta.

Mesmo prescrita, a dívida ainda existe e o credor pode continuar tentando cobrar de outras maneiras, como por meio de cobrança extrajudicial.

E outro detalhe, o prazo de prescrição pode ser interrompido ou suspenso por diversos motivos, como a realização de cobranças pelo credor ou a citação do devedor em um processo judicial.

5 curtidas

O ideal @FabiolaAmorim , é você primeiro consultar o o site do Código Civil Brasileiro pois lá você vai achar o artigo 206, § 5º, inciso I, que trata sobre a prescrição de dívidas bancárias.

Com uma ideia base então você deve partir para escolha de um advogado que irá te tirar as dúvidas e saber exatamente qual o prazo de prescrição da sua dívida.

Não fica sofrendo com isso não, corre atrás logo e tenta resolver o mais rápido!

5 curtidas