Tenho que pagar o IPTU do apartamento?

Sendo proprietário de um apartamento, sou responsável pelo pagamento do IPTU ou isso fica a cargo do condomínio?

8 curtidas

Na minha experiência, o IPTU é sempre responsabilidade do proprietário do imóvel, não do condomínio.

É um imposto que está vinculado à posse do imóvel.

E mesmo que você alugue o apartamento, o pagamento é responsabilidade sua, mas também pode ser do inquilino.

Isso vai de acordo com o que ficar combinado e estabelecido no contrato de locação.

6 curtidas

Para que cada condômino pague apenas o IPTU da sua unidade e o condomínio pague o das áreas comuns, é necessário fazer o desmembramento do IPTU.

E ele é feito pela prefeitura municipal, basta o condomínio solicitar.

Para fazer a solicitação, o condomínio precisa apresentar a Convenção do Condomínio e a Certidão de Cadastro do Imóvel (CCI).

Esse desmembramento é bom porque define que a responsabilidade do IPTU referente a área comum é responsabilidade do condomínio e a área de unidade privativa sim é responsabilidade do proprietário.

Assim como a @Maria explicou no comentário acima.

7 curtidas

O desmembramento facilita a gestão das contas do condomínio, já que cada condômino sabe exatamente quanto está pagando de IPTU.

Sem contar que é justo que cada um pague proporcionalmente à área da sua unidade e à sua utilização das áreas comuns.

6 curtidas

Para os custos do desmembramento, vocês precisam levar em conta:

  • Taxas de desmembramento da Prefeitura;
  • Custos com cartório;
  • Honorários de empresa especializada;
  • Despesas com elaboração de documentos.

Esse processo costuma ser caro, demorado e burocrático, então tenham paciência e disposição!

7 curtidas

Que tal vocês olharem a categoria de Administração de condomínios aqui do site?

Sei que lá tem várias dúvidas interessantes e o pessoal sempre consegue ajudar.

Para ter uma ideia do que é falado lá, olha só isso:

Não vão se arrepender!

6 curtidas