Qual renda preciso ter para financiar terreno sendo autônomo?

Quais são os requisitos de renda para financiar a compra de um terreno? No caso, eu sou autônomo e estou com essa dúvida.

3 curtidas

A verdade é que por você ser autônomo não vai mudar tanto assim não, basicamente segue a mesma ideia de uma pessoa que é CLT.

Então os requisitos são:

  • uma renda bruta mensal suficiente, para que consiga seguir a ideia dos 30%;
  • um bom histórico de crédito, sem inadimplências;
  • que você consiga dar entrada mínima de 20% do valor do terreno;
  • e apresentar seus documentos e comprovantes de endereço, de renda e declaração do Imposto de Renda.
2 curtidas

Realmente @Emillybarroso , o que vai mudar são apenas algumas documentações específicas para comprovar sua renda.

Que no caso é só apresentar a declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos, mostrando que seu rendimento anual está de acordo com o valor que você quer financiar.

Também vai precisar do extrato da sua conta bancária dos últimos seis meses, para ver se as movimentações estão alinhadas com o que você declarou.

Se você recebe pagamentos por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), pode usar os recibos dos últimos meses como prova de renda.

E se você emite notas fiscais, o faturamento desses últimos meses também vale como comprovante de renda.

1 curtida

Vamos lembrar que cada instituição financeira possui suas próprias regras e critérios de avaliação de crédito.

Por isso, é bom você consultar as condições específicas de cada banco antes de solicitar o financiamento.

1 curtida

Ah galera, vocês podem usar simuladores online para ter uma ideia da renda mínima necessária para financiar o terreno que você deseja @LuanFontes .

Alguns bancos que possuem essa ferramenta:

  • Simulador de Financiamento da Caixa Econômica Federal

  • Simulador de Financiamento do Banco do Brasil

Confere lá e me conta depois se deu tudo certinho!