Qual a taxa de juros para financiamento imobiliário atualmente?

Qual a taxa de juros para um financiamento imobiliário?

6 curtidas

Atualmente, as taxas de juros para financiamento imobiliário no Brasil estão variando um pouco dependendo do banco e do tipo de financiamento.

Por exemplo, a Caixa Econômica Federal oferece taxas a partir de TR+4,00% ao ano, o que é bastante competitivo especialmente para financiamentos habitacionais populares usando recursos do FGTS.

Outros bancos, como o Santander, têm taxas que começam em torno de 9,49% ao ano mais a TR, podendo chegar até 12,49% ao ano sem bonificações .

Vale a pena dar uma olhada nas opções disponíveis e comparar as taxas, além de considerar outros fatores como a localização do imóvel e sua renda, já que isso pode influenciar as condições do financiamento.

4 curtidas

Oi @Aliciasiqueira , você comentou sobre a TR mas caso a @LizBernades não saiba do que se trata, vou explicar só para complementar sua resposta!

A TR, ou Taxa Referencial, é um tipo de taxa de juros usada no Brasil para corrigir o valor de algumas dívidas, financiamentos e investimentos.

Ela foi criada na década de 90 e é utilizada principalmente para correção de saldo de FGTS e para cálculos em financiamentos imobiliários.

No contexto do financiamento imobiliário, a TR funciona como um índice que é adicionado às taxas de juros definidas pelo banco para determinar o custo total do empréstimo.

Por exemplo, se um financiamento tem uma taxa de juros de 9,49% ao ano mais a TR, isso significa que a taxa total será a soma dos 9,49% com o valor da TR no período em questão.

A TR pode variar ao longo do tempo, mas tem permanecido bastante baixa nos últimos anos, frequentemente próxima de zero.

4 curtidas

Você vai encontrar ótimas respostas em tópicos semelhantes @LizBernades .

Basta você dar uma conferida agora mesmo!

5 curtidas

Em abril de 2024, a taxa média de juros para financiamento imobiliário no Brasil está entre 10,49% e 11,49% ao ano + TR.

No entanto, é possível encontrar taxas mais baixas ou mais altas, dependendo de fatores como a instituição financeira, a modalidade do financiamento, as características do imóvel e também o perfil do cliente.

Para ter uma ideia mais precisa da taxa de juros que você pagaria, recomendo você utilizar um simulador de financiamento imobiliário online.

Diversos bancos e instituições financeiras oferecem simuladores gratuitos em seus sites.

5 curtidas