Posso ser despejada ou precisar desocupar o imóvel?

Como inquilina, quero saber em que condições posso ser despejada ou precisar desocupar o imóvel?

1 curtida

Você pode ser despejada ou precisar desocupar o imóvel basicamente se você não pagar o aluguel, violar regras do contrato, ao fim do contrato de locação, ou se o proprietário precisar do imóvel para uso próprio ou para realizar reformas significativas.

Só quero te dizer que qualquer processo de despejo deve seguir a lei e incluir notificação formal.

De todo jeito você terá um prazo também.

Mas não vamos ficar vacilando né, nessa altura do campeonato não é uma boa!

1 curtida

Nessa situação de reformas @ClaudiaAraujo , seu locador pode precisar do imóvel para uso próprio, de seu cônjuge ou filhos, ou para uma reforma que aumente a área construída em pelo menos 25%, ou transforme o imóvel de modo a aumentar o número de unidades em 50%, ele também pode reaver o imóvel.

Isso só será feito se ele te avisar com antecedência viu, pois a lei protege quanto a essas situações!!

1 curtida

Fica tranquila, vou te explicar as principais situações.

O que mais dá motivo ser obrigada a deixar o imóvel é por Inadimplência, seja não pagar o aluguel ou as taxas condominiais por um período determinado no contrato (geralmente 3 meses).

E atrasos no pagamento de IPTU, luz, água ou gás também podem levar ao despejo, se previstos no contrato.

Agora, se você causar danos graves ao imóvel e não fazer os reparos, que no caso são da sua responsabilidade, também podem ser motivos para despejo.

E é claro que se você incomodar os vizinhos com barulho excessivo ou outras atitudes inadequadas, o proprietário pode pedir a sua desocupação.

Não vamos ficar perturbando o sossego alheio né!

1 curtida

Olha @ClaudiaAraujo , para ser bem sincera com você, não sei em que ponto está sua situação para você achar que será despejada…

Mas o que eu posso te falar é que ter um teto para morar é essencial, então não desvaloriza o local que você está e muito menos a pessoa que abriu as portas do imóvel dela para você.

Procure entrar em contato com o dono, assuma seu erro e tente conversar para resolver de uma forma mais tranquila!

A gente não perde nada por ser humilde e reconhecer quando estamos errados!