Posso perder o financiamento por perca de emprego?

Estou preocupado com a possibilidade de perder meu emprego. Isso pode me fazer perder o financiamento imobiliário que estou pagando?

3 curtidas

Entendo sua preocupação @natanaelsouza .

Mas existem alternativas para lidar com essa situação e proteger seu imóvel, então não se desespera.

O jeito é entrar em contato com o banco que te deu o financiamento o mais rápido possível e explicar sua situação com clareza e honestidade, informando sobre a perda do emprego e sua renda atual.

O banco, ao ser informado da sua situação, poderá oferecer diversas soluções para te ajudar, como:

Perder o emprego não significa que você vai perder seu imóvel.

Com planejamento, proatividade e buscando as soluções adequadas, você conseguirá superar esse desafio e manter seu patrimônio.

1 curtida

Eu passei pelo mesmo perrengue uns anos atrás.

Infelizmente é uma situação que acontece de uma hora para outra e temos que correr atrás para fazer dar certo!

O que me ajudou foi um advogado, amigo da família, que me auxiliou sobre os meus direitos e me direcionou pelo melhor caminho.

Além disso, descobri que diversas entidades oferecem suporte e orientação para pessoas que estão em situação de desemprego, inclusive com assessoria jurídica e financeira.

1 curtida

Renegociar o Financiamento imobiliário é bom para você porque vai prolongar o tempo que você tem para se reestruturar financeiramente e buscar uma nova fonte de renda.

Outra opção é que se você tiver com saldo disponível no FGTS então é possível usar para quitar parte das parcelas do financiamento ou até mesmo o valor total do saldo devedor, dependendo do valor disponível.

E caso você tenha contratado um seguro prestamista no momento da contratação do financiamento, ele poderá cobrir as parcelas durante um período determinado em caso de perda de emprego.

1 curtida

E em último caso, se nenhuma outra alternativa for viável @natanaelsouza , você pode considerar a venda do imóvel para quitar o financiamento.

Mas tenha em mente que essa deve ser a última opção, pois envolve a perda do seu patrimônio.

Então analise todas as alternativas, consulta um advogado e olha o que fica melhor para você.

Boa sorte e espero que dê tudo certo!

1 curtida