Onde requerer certidão negativa de inventário?

Preciso de uma certidão negativa de inventário e gostaria de saber onde posso solicitá-la?

1 curtida

Você pode solicitar uma certidão negativa de inventário no cartório de notas mais próximo.

Essa certidão é usada para comprovar que não há inventários ou testamentos registrados em nome de uma pessoa falecida.

Também é possível fazer a solicitação online em alguns estados, através dos sites dos tribunais de justiça ou cartórios específicos.

Vale dar uma olhada no site do Tribunal de Justiça do seu estado para saber melhor!

1 curtida

Vou te explicar as três maneiras que eu conheço @AdrianoAlegria .

A primeira é quando o inventário do falecido foi feito em cartório, você pode solicitar a certidão no mesmo cartório onde o processo foi realizado. É só levar os documentos necessários e pagar a taxa.

A segunda é quando o inventário foi feito na justiça, a certidão precisa ser solicitada no fórum ou tribunal onde o processo correu.

E a terceira e mais fácil no meu ponto de vista, é solicitar a certidão de inventário online no site do
e-Cartório

Só analisar qual jeito vai ser mais prático e possível pela sua situação!

Espero ter te ajudado.

1 curtida

Só quero reforçar @ClaudiaAraujo que antes de solicitar a certidão é bom entrar em contato com o cartório ou fórum/tribunal, para confirmar os documentos necessários, horários de atendimento e taxas.

  • Qualquer dúvida que vocês tenham sobre esse processo de inventário ou sobre como solicitar a certidão, é muito importante procurar um advogado para te orientar melhor.
1 curtida

Se você escolher fazer esse processo online, tem que digitalizar os documentos do falecido, que são a certidão de óbito, RG e CPF.

Com a papelada ok, você precisa se cadastrar no site CENSEC e preencher os campos do formulário com os dados do pesquisado e anexar os documentos que você digitalizou.

E por fim é só você fazer o pagamento da certidão, e ela vai estar disponível em até 48h.

1 curtida