Onde entrar com pedido de usucapião?

Quero iniciar um processo de usucapião e preciso saber, onde posso dar entrada no pedido?

1 curtida

Para iniciar um processo de usucapião no Brasil, você precisa decidir se vai fazer isso através da justiça ou direto no cartório.

Se escolher o caminho judicial, é uma boa ideia contratar um advogado especializado em direito imobiliário.

Ele vai te ajudar a preparar e apresentar uma ação de usucapião na vara cível.

Também vai te orientar sobre quais documentos reunir, como provas de que você está na posse do imóvel, testemunhos e qualquer outro documento que explique como você começou a usar o imóvel.

1 curtida

Olá @AdrianoAlegria ! Legal que você quer dar entrada na usucapião!

Para te ajudar da melhor forma, preciso saber qual tipo de usucapião você pretende fazer, pois o local de entrada do pedido varia de acordo com a modalidade, então temos:

1. Usucapião em Cartório:

  • Se for usucapião de imóvel, seja ele urbano ou rural, você pode dar entrada direto no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado.

2. Usucapião Judicial:

  • Já para usucapião de outros bens, como carro e herança por exemplo, o pedido precisa ser feito no Fórum da Comarca onde o bem está situado ou onde o direito deve ser exercido.

Mas como o @antoniocarlos disse, o ideal é você consultar um advogado para fazer tudo da maneira mais prática possível.

1 curtida

O processo de usucapião pode ser complexo, por isso, o acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para garantir seus direitos e aumentar as chances de êxito.

Nesse link que vou te mandar foi sugerido um site onde você pode consultar advogados de forma gratuita!

Dá uma conferida lá!

1 curtida

Que tal um vídeo que fala sobre o usucapião num todo?

Assiste aí e me conta o que achar!

1 curtida