Oferecer imóvel para inquilino comprar?

Como proprietário, estou considerando oferecer meu imóvel para o inquilino comprar. Qual é o procedimento recomendado para isso?

3 curtidas

Para quem tem a mesma dúvida mas está na situação de inquilino, confere isso aqui!

2 curtidas

O primeiro passo é comunicar ao seu inquilino, por escrito, sua intenção de vender o imóvel.

Você tem que fazer essa notificação com antecedência e nela deve ter as seguintes informações:

  • Preço do imóvel;
  • Condições de pagamento;
  • Prazo para manifestação de interesse (mínimo de 30 dias, conforme Lei do Inquilinato;
  • Dados para contato do proprietário ou imobiliária.

E isso é porque o inquilino tem o direito de preferência na compra do imóvel, e caso ele concorde em comprar o imóvel nas mesmas condições oferecidas a terceiros, você como proprietário @Eduardovieira deve vender para ele.

1 curtida

Mas você deve estar se perguntando,

Ah, e se meu inquilino não quiser comprar?

No caso dele não exercer o direito de preferência, você fica livre para vender o imóvel para quem quiser.

Só precisa fazer uma comunicação por escrito falando que ele recusou e então o imóvel está a venda.

Caso o seu inquilino ainda esteja morando no imóvel, o contrato de aluguel deve ser rescindido e vocês precisam combinar a data da desocupação do imóvel.

1 curtida

Você deve sempre cumprir os prazos e obrigações legais da venda de um imóvel, mas sem deixar de pensar no seu inquilino nesse processo.

O melhor é que você procure um advogado ou imobiliária especializada em direito imobiliário para te ajudar em todo esse processo.

1 curtida