O que é custo efetivo total financiamento imobiliário?

Estou analisando propostas de financiamento imobiliário e gostaria de entender, o que é o custo efetivo total e como ele afeta o custo total do financiamento?

9 curtidas

O Custo Efetivo Total (CET) representa o custo total de um empréstimo ou financiamento expresso em forma de taxa percentual anual.

Ao analisar diferentes propostas de financiamento imobiliário, o CET permite comparar qual delas é mais vantajosa economicamente.

Um CET mais alto significa que o custo total do financiamento será maior, pois indica que há mais encargos financeiros associados ao empréstimo.

Entender esse custo ajuda a tomar uma decisão e pode te ajudar com as economias de longo prazo.

8 curtidas

Ao analisar propostas de financiamento imobiliário, é essencial solicitar aos bancos ou instituições financeiras o valor do CET e utilizá-lo como um dos principais critérios de escolha.

Isso garante que você não apenas olhe para as taxas de juros, mas para o custo completo do empréstimo.

7 curtidas

O CET é calculado por meio de uma fórmula complexa que leva em consideração o somatório de todas as despesas incidentes sobre a operação.

E nisso entra os juros, as taxas, os encargos, os tributos e os seguros.

Essa fórmula é padronizada pelo Banco Central do Brasil, garantindo a padronização e confiabilidade do indicador.

7 curtidas

Ao comparar propostas de financiamento, dê atenção especial ao CET, pois ele é o indicador mais completo do custo real do crédito.

Além disso leve também em consideração na escolha do financiamento, as taxa de juros, prazo de pagamento, carência e serviços adicionais oferecidos.

7 curtidas