Manutenção do imóvel quem paga é o proprietário ou inquilino?

Quero esclarecer as responsabilidades sobre quem deve arcar com os custos de manutenção em um imóvel alugado. Como posso definir o que é responsabilidade do locador e do locatário?

3 curtidas

Eu estava lendo sobre isso agora a pouco, acredita?

E me ajudou demais a entender alguns detalhes que não era do meu conhecimento.

Como não tenho advogado, é aquela história né… quem não tem cão, caça com gato!

Dá uma olhada aqui Locação e me conta o que você achar.

1 curtida

Minha vida inteira morei de aluguel, então já tenho alguns km rodados para te dizer que muitas das coisas são combinadas antes de assinar o contrato.

Vocês devem entrar em um acordo e já deixar tudo definido para não ter estresse depois.

E tem uma resposta muito boa que eu vi aqui no fórum, vou te passar o link e você pode acessar e conferir.

2 curtidas

A Lei do Inquilinato nº 8.245/91, em vigor no Brasil, define as responsabilidades do locador e do locatário em relação à manutenção de um imóvel alugado.

De maneira geral, o proprietário é responsável pelas reformas estruturais e vícios do imóvel , enquanto o inquilino deve arcar com pequenos reparos e danos causados por ele .

Mas de todo jeito @Nicolasgoncalves , é bom conferir o contrato e ver as cláusulas que ele tem em relação a isso.

E se você ainda não fechou e assinou o contrato, é bom você fazer como a @CeliaAguiar disse e combinar tudo direitinho!

2 curtidas

Vou te dar uma dica que eu recebi, coloquei em prática e foi o que me salvou!

Antes de se mudar para o imóvel, tire fotos e faça um inventário detalhado do estado do local.

Você não tem ideia do tanto que isso pode te ajudar a evitar problemas futuros.

Eu mesma, aluguei um apê por seis meses e quando me mudei reparei que a porta do banheiro estava em petição de miséria por causa da água do chuveiro que caía e molhava.

Mas como não foi responsabilidade minha, tirei foto logo no primeiro dia e deixei guardado na galeria como prova.

Dito e feito, a bonita da dona queria que eu pagasse uma porta nova alegando que eu quem tinha deixado naquela situação kkk

Como diz meu avô, contra fatos não há argumentos!

1 curtida