Do que preciso para registrar uma casa?

Adquiri uma propriedade e preciso de ajuda com algumas informações. Quais os documentos e procedimentos necessários para registrar a casa em meu nome?

4 curtidas

Para registrar uma casa em seu nome @CeliaAguiar , você vai precisar passar por um processo que envolve alguns documentos e procedimentos específicos.

Primeiro, você precisa ter a escritura de compra e venda do imóvel, que deve ser assinada pelo vendedor e por você, na presença de um tabelião, em um cartório de notas.

Depois de ter a escritura, o próximo passo é levar esse documento ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado.

Lá, você vai registrar a escritura, o que oficializa a transferência da propriedade para o seu nome.

Para esse registro, além da escritura, você precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizado, certidão negativa de ônus reais e o recibo de pagamento do ITBI.

2 curtidas

Aqui você consegue conferir quanto custa para você providenciar essa documentação, só entrar e conferir!

3 curtidas

Esse processo pode demorar um pouco, então é bom ter paciência.

E se tiver qualquer dúvida durante o processo, é uma boa ideia consultar um advogado especializado em direito imobiliário para te ajudar a garantir que tudo corra bem.

Além de que, pode consultar também o site do Registro de Imóveis da sua cidade!

2 curtidas

As dicas que posso te dar e que me ajudou muito foi iniciar o processo de registro o quanto antes, porque me garantiu segurança jurídica e facilitou a obtenção de financiamentos e outros serviços.

E vamos ficar atentos aos prazos já que o registro do imóvel deve ser feito em até 30 dias após a lavratura da escritura de compra e venda.

E não menos importante mas muitos se descuidam, é conservar a documentação e guardar a papelada do imóvel em um local seguro .

2 curtidas