Valor matrícula atualizada imóvel?

Preciso da matrícula atualizada do meu imóvel. Onde e como posso obtê-la, e qual é o custo envolvido?

1 curtida

É simples conseguir a matrícula atualizada do seu imóvel, você só precisa ir até o Cartório de Registro de Imóveis da área onde o imóvel está localizado.

Lá, você pode solicitar uma certidão de matrícula, que vai mostrar a situação atual do imóvel, incluindo a propriedade e quaisquer ônus ou direitos reais que estejam atrelados a ele.

O custo dessa certidão pode variar um pouco dependendo do estado e do cartório, mas geralmente fica em torno de R$ 30 a R$ 200.

Em alguns lugares, você também pode fazer esse pedido online através dos sites dos próprios cartórios.

Isso é super prático porque você nem precisa sair de casa, mas confere antes se essa opção está disponível na sua região e qual é o custo, que pode ser um pouco diferente do presencial.

1 curtida

Obter a matrícula atualizada do seu imóvel é bem tranquilo!

Eu vou te explicar as duas maneiras mais fáceis de fazer isso.

A primeira é pela internet, no conforto da sua casa. Quer coisa melhor?!

  • Você vai acessar o site da Central das Certidões;
  • Clicar em “pedir certidão”;
  • Escolher “matrícula de imóvel atualizada” como tipo de documento;
  • Preencher os dados do imóvel, como número da matrícula e se precisa de apostilamento de Haia;
  • E por fim você só faz o pagamento online.
  • A matrícula atualizada estará disponível para download em PDF em poucos minutos.

A segunda é presencialmente, para você que tem dificuldade com essa tal da modernidade.

  • É só você ir até um Cartório de Registro de Imóveis (CRI) da sua cidade;
  • E lá informar que você deseja a matrícula atualizada do seu imóvel;
  • Apresente os documentos necessários, como RG, CPF e número da matrícula;
  • Agora é só pagar a taxa de emissão.
  • A matrícula atualizada será entregue em mãos no mesmo dia ou em até alguns dias úteis.

Calma que eu não esqueci da pergunta principal, o custo dessa brincadeirinha toda né.

O custo da matrícula atualizada varia de acordo com o estado e com o tamanho do imóvel. Em geral, o valor fica entre R$ 50 e R$ 200.

Oi @Joycecamara , tudo bem?

Com base na sua resposta, eu só queria dar algumas dicas para o @jorgesantos .

É bom você já ter em mãos o número da matrícula do seu imóvel para facilitar o processo.

E se por acaso você não souber esse número, é só pesquisar no site do Registro de Imóveis do Brasil. Lá você consegue, é super tranquilo!

E acho que o mais importante é você guarde a matrícula atualizada em um local seguro, já você vai precisar dela para transações imobiliárias, como compra, venda, financiamento ou doação.

1 curtida

Caso não consiga pelo Registro de Imóveis do Brasil, você pode tentar por outro site, onde ele vai te pedir as seguintes informações:

Então, vai aparecer para você em qual cartório está registrada sua matrícula e também, todos os dados do cartório.

Assim é só você ligar ou ir até o endereço que te passaram.

Já ajuda né, então clica aqui que já vai dar certo!

1 curtida