Quem deve reconhecer firma no contrato de aluguel?

Estou alugando um apartamento. Quem precisa reconhecer firma no contrato, eu ou o proprietário?

13 curtidas

O reconhecimento de firma em um contrato de Locação é uma forma de assegurar que as assinaturas são autênticas, o que ajuda a prevenir fraudes, mas ainda sim não é obrigatório por lei .

Muitos proprietários e imobiliárias preferem ter esse procedimento para maior segurança, então se estiver sendo pedido no seu contrato, tanto o inquilino quanto o proprietário podem precisar reconhecer firma, dependendo do que foi acordado.

12 curtidas

E se vocês não fazem ideia de quanto é gasto para fazer esse procedimento acho que esse tópico aqui do Fórum vai ser bom de dar uma conferida viu

10 curtidas

O reconhecimento de firma cria uma camada extra de segurança para ambos os lados, garantindo que ninguém possa negar a assinatura futuramente.

E isso é especialmente útil em casos de disputa por isso, muitos contratos podem estipular que ambas as partes reconheçam suas firmas , o que é uma prática comum em contratos de médio a longo prazo.

10 curtidas

Se você está alugando de uma empresa ou de um investidor que possui vários imóveis , é bem possível que eles já tenham procedimentos padrão, e pode ser que eles solicitem que ambos reconheçam a firma para evitar qualquer complicação legal.

Então sempre leia o contrato inteiro e veja o que ele diz sobre o reconhecimento de firma.

Se tiver dúvidas, não deixa de consultar um advogado especializado em direito imobiliário.

Estar bem informado é a melhor forma de proteger seus interesses.

10 curtidas

E vocês sabem em quais outras situações pode ser preciso reconhecer firma?

Só para terem uma ideia vou falar para vocês de acordo com o que eu já precisei nessa jornada da vida adulta :grimacing:

Então vamos lá!

• Na formalização de contratos – Por se tratar de um instrumento de segurança jurídica, é comum que na realização de um contrato (de diferentes naturezas) as partes reconheçam firma
  • Nos registros de compra e venda de imóveis – Para garantir que houve uma transação imobiliária, validar o recibo de compra e venda, por exemplo, é fundamental
  • Procurações – Para confirmar uma procuração (pública ou privada) se exige o reconhecimento de firma
  • Em alguns cadastros – É comum que alguns cadastros, sobretudo os ligados aos governos, solicitem a validação de sua assinatura em um cartório.
10 curtidas

E eu aqui sem entender ainda como que faz isso, mas fui pesquisando e vi que é meio que um carimbo que o cartório dá na papelada.

Se mais alguém cair aqui de paraquedas e não fizer nem ideia de como é tudo isso olha só

reconhecimento de firma

12 curtidas