Qual o valor máximo do Minha Casa Minha Vida?

Qual é o limite de valor para participar do programa Minha Casa Minha Vida?

10 curtidas

Não sei te dizer como que ta os valores hoje em dia viu @HeitorSouza , mas acredito que as faixas de classificação não deve ter mudado .

O que eu sei com certeza é que tem regra em relação ao subsídio, que é o valor do financiamento pago pelo governo federal, destinado apenas às famílias da Faixa 1 de renda, podendo chegar a mais de 90% do valor do imóvel.

As famílias da Faixa 1 pagarão prestações mensais com valor mínimo de R$ 80 ao longo de um período de 5 anos.

Já as famílias das Faixas 1 e 2 têm direito a um subsídio de até R$ 55 mil no valor da entrada do imóvel, que antes era de R$ 47,5 mil.

9 curtidas

É por esse rumo mesmo @MarildaAntunes , basicamente o limite de valor para participar do programa Minha Casa Minha Vida depende da faixa de renda da família, e elas são definidas assim:

Faixa 1 é com renda bruta familiar mensal até R$ 2.640,00

• Imóveis novos: entre R$ 190.000,00 e R$ 264.000,00, a depender da localidade.

Faixa 2 é com renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4.400,00

• Imóveis novos: entre R$ 190.000,00 e R$ 264.000,00, a depender da localidade.

Faixa 3 é com renda bruta familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8.000,00)

• Imóveis novos: até R$ 350.000,00 em todo o território nacional.

E para as três faixas eu sei que quando se trata de imóveis usados, o valor vai ser definido pela Caixa Econômica Federal.

10 curtidas

É bom lembrar que essa definição muda quando se trata de área rural, então eu tava pesquisando e descobri que nesse caso as faixas ficam assim:

• Faixa Rural 1 renda bruta familiar anual até R$ 31.680,00;
  • Faixa Rural 2 renda bruta familiar anual de R$ 31.680,01 a R$ 52.800,00;
  • Faixa Rural 3 renda bruta familiar anual de R$ 52.800,01 a R$ 96.000,00.

E essa diferença entre eles é por causa do custo de vida e tem como principal objetivo reduzir o êxodo rural, oferecendo às famílias condições dignas de moradia no campo.

10 curtidas

A fixação da população no campo é importante para garantir a segurança alimentar do país e para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.

O programa Casa Verde e Amarela contribui para esse objetivo @MateusApolinario ao facilitar o acesso à moradia digna para as famílias que vivem no campo.

E mesmo com a diferença nos limites de valor, o programa ainda tem como foco principal atender às famílias de baixa renda, independentemente da sua localização.

10 curtidas

Olha pessoal, os valores dos imóveis podem variar de acordo com a localidade, características do imóvel e tipo de Financiamento imobiliário .

E se não sabem, as famílias com renda familiar mensal de até R$ 8.000,00 também podem utilizar o FGTS para financiar a compra de um imóvel no Minha Casa Minha Vida.

Ser quiserem mais informações sobre os limites de valores e as regras do programa, é uma boa consultar o site do Ministério das Cidades.

10 curtidas

Tenho visto que muita gente ainda tá apegada ao antigo programa e nem sabe que o nome e as ideias do projeto foram adaptadas.

A real é que o programa Minha Casa Minha Vida foi reformulado em 2023 e agora se chama Casa Verde e Amarela.

E as regras e os limites de valor do programa tiveram algumas alterações desde então.

Então para saber se você se encaixa nas regras do programa e qual o valor máximo do imóvel que você pode financiar, é importante consultar o site do governo ou a Caixa Econômica Federal.

10 curtidas

Eu tava pesquisando para entender e comparar se teve alguma mudança grande entre o que era o antigo programa e o que está sendo agora e achei o seguinte galera:

A gente fica meio confuso porque são muitos números mas já da para ter uma ideia de como ficou definido esses valores em cada região e ver em qual situação você se encaixa agora né

10 curtidas