Protestos precisam estar quitados antes da compra da casa?

Estou comprando uma casa. É necessário quitar protestos antes da compra?

7 curtidas
  • Os protestos são um tipo de registro público de dívida ou disputa financeira então se houver protestos registrados contra a propriedade que você está comprando, eles podem afetar a transferência de propriedade ou a obtenção de financiamento.

É bom resolver logo e quitar o quantos antes! E só depois finalizar sua compra.

Você também pode contratar um advogado imobiliário para garantir que não haja problemas legais pendentes antes de concluir a compra.

Eles podem realizar uma pesquisa completa da propriedade para identificar quaisquer problemas potenciais e te orientar sobre como proceder.

5 curtidas

Olá @Danielsoares ! Que bom que você está comprando uma casa! É um passo importante e animador.

Sobre a sua dúvida sobre protestos, a resposta é que não é obrigatório quitar todos os seus protestos antes de comprar uma casa.

Mas é fundamental que você esteja ciente da situação e tome algumas medidas para evitar problemas futuros.

Um dos fatos que deve se atentar é que protestos podem dificultar ou até mesmo impedir a obtenção de crédito para financiar a compra do seu imóvel.

E mesmo que você esteja comprando à vista, eles podem gerar transtornos com a inscrição do seu nome em listas de inadimplentes, o que pode dificultar a abertura de contas bancárias, a obtenção de cartões de crédito e até mesmo a contratação de serviços como planos de saúde e internet.

Então assim, melhor ficar livre deles logo e seguir sua vida sem preocupações!

6 curtidas

No caso de protestos antigos, especialmente aqueles já quitados, o impacto na compra do seu imóvel pode ser menor.

Já para protestos em andamento, é importante buscar a resolução da dívida o quanto antes.

  • E em alguns casos, é possível negociar a retirada do protesto mediante a regularização da dívida ou a apresentação de garantias.
5 curtidas

Você pode solicitar uma certidão de protesto em cartórios de protesto de todo o país para ter uma ideia da sua situação.

E é claro que manter um bom histórico de crédito, pagando suas contas em dia e evitando contrair novas dívidas, já vai aliviar para você!

Se planeje financeiramente para a compra do imóvel, incluindo os custos com impostos, taxas e eventuais reformas. Isso vai fazer uma diferença enorme!

5 curtidas