Posso trocar a chave de imóvel de inquilino inadimplente?

Como proprietário, posso trocar a chave do imóvel se o inquilino não pagar o aluguel?

8 curtidas

Não é recomendado trocar as fechaduras de um imóvel simplesmente porque o inquilino está em atraso com o aluguel.

Em muitos lugares, isso pode ser considerado um despejo ilegal ou retaliação, o que pode trazer consequências legais para você, proprietário.

Ao invés de tomar essa atitude, é melhor seguir os procedimentos legais adequados para lidar com seu inquilino inadimplente.

Isso geralmente envolve notificar o inquilino formalmente sobre o atraso, oferecer um período para que ele regularize a situação e, se o problema persistir, aí sim iniciar um processo de despejo através dos canais legais.

7 curtidas

Não é recomendável trocar a fechadura do imóvel sem seguir os procedimentos legais adequados, mesmo que o inquilino esteja em atraso com o aluguel.

Independente de qualquer coisa @carlosvicente , seu inquilino tem direito à moradia digna e segura, e trocar a fechadura sem aviso prévio é uma violação desse direito.

E fique sabendo que ele ainda pode entrar com um processo judicial contra você por danos morais e materiais, além de solicitar a reintegração de posse do imóvel.

6 curtidas

O melhor que pode ser feito nessa situação, para você não perder seu direito @carlosvicente é enviar uma notificação formal cobrando o aluguel em atraso e informando sobre as medidas que serão tomadas caso o pagamento não seja regularizado.

Ainda é bom tentar negociar um acordo de pagamento com o inquilino, definindo prazos e condições para quitação da dívida. Assim ele não pode falar que você não tentou resolver tudo numa boa!

De qualquer forma é bom você consultar um advogado para avaliar as suas opções e te orientar sobre os procedimentos legais adequados para seu caso.

6 curtidas

Aqui também tem um caso parecido e o pessoal deu soluções e explicações muito boas!

Da uma conferida e pense melhor antes de tomar qualquer atitude.

7 curtidas