Posso quitar financiamento pela CEF com outro imóvel?

Tenho um financiamento pela Caixa. Posso quitá-lo usando outro imóvel?

1 curtida

Geralmente, a forma mais comum de usar um imóvel para quitar um financiamento é vendendo esse outro imóvel e usando o dinheiro que você conseguiu nele para pagar o saldo devedor do financiamento.

Mas se você está pensando em simplesmente transferir a propriedade de um imóvel para a Caixa em troca da quitação do financiamento, isso seria mais complicado.

Normalmente, bancos não aceitam imóveis como pagamento direto devido à complexidade envolvida na avaliação e na venda posterior do imóvel.

Mas de qualquer forma, não é missão impossível então há chances da Caixa aceitar sim!

1 curtida

Olá @catarinasa , tudo bem?

Legal saber que você busca alternativas para quitar seu financiamento da Caixa.

E sim, é possível usar outro imóvel para quitar seu financiamento atual, mas o processo envolve algumas etapas importantes:

De cara você precisa investir em reparos e melhorias para valorizar o imóvel e facilitar a venda.

Daí, é só você colocar um preço que esteja na base do mercado e anunciar seu imóvel!

Com o imóvel vendido e o dinheiro já nas suas mãos, agora você tem que entrar em contato com a Caixa para obter o valor exato que precisa ser quitado.

Você estando ciente do saldo devedor, é só falar que tem interesse em quitar e pode então negociar com a Caixa para pagar.

1 curtida

Uma dica que te dou é de iniciar o processo com antecedência para ter tempo suficiente para vender o imóvel e quitar o financiamento sem pressa.

Você deve manter todos os documentos importantes em mãos para facilitar o andamento das etapas.

E de forma alguma, se sinta pressionado a tomar decisões precipitadas. Analise as opções com atenção e escolha o que for melhor para você.

1 curtida

Uma outra opção é refinanciar o imóvel que a @catarinasa deseja usar para a quitação, obtendo recursos através de um novo financiamento para então pagar o financiamento original.

Mas é importante conversar diretamente com um representante da Caixa para entender todas as opções disponíveis para seu caso específico e quais seriam as condições, taxas e procedimentos necessários.

1 curtida