Posso financiar casa tendo união estável?

Estou em uma união estável e gostaria de saber, isso afeta minha capacidade de financiar uma casa? E quais seriam as implicações?

7 curtidas

Afeta sim mas uma das vantagens da união estável é a possibilidade de combinar as rendas para solicitar um Financiamento imobiliário .

Isso pode aumentar o valor total do empréstimo que vocês podem obter juntos, comparado ao que cada um conseguiria individualmente.

6 curtidas

E é importante definir como a propriedade será registrada.

Ela pode ser registrada em nome de ambos, o que é comum para garantir que ambos tenham direitos sobre a propriedade.

Isso também implica que ambos serão responsáveis pelo pagamento do financiamento.

5 curtidas

Só não vamos esquecer que para que a renda do parceiro seja considerada no financiamento, é necessário apresentar documentos que comprovem a união estável.

Isso pode incluir uma declaração de união estável registrada em cartório.

5 curtidas

Em caso de separação, a divisão de bens, incluindo a propriedade financiada, seguirá as regras da comunhão parcial de bens, a menos que um contrato de convivência estipule o contrário.

Isso significa que todos os bens adquiridos durante a união estão sujeitos à divisão.

E se um dos parceiros falecer, o outro é legalmente considerado herdeiro, juntamente com outros herdeiros legais, o que pode afetar a continuidade do financiamento e a titularidade da propriedade.

5 curtidas