Posso fazer contrato de aluguel por 6 meses?

Quero alugar um imóvel por seis meses. Isso é permitido?

5 curtidas

Alugar um imóvel por seis meses é totalmente permitido e bastante comum, especialmente em casos de necessidades temporárias como estudos, trabalho temporário ou até mesmo para passar uma temporada em uma nova cidade.

Esse tipo de aluguel é conhecido como locação por temporada e, geralmente, os contratos são mais flexíveis em relação ao tempo de permanência.

Nada que uma conversa com o dono do imóvel não resolva!

Vocês podem alinhar as informações e os interesses, fazendo da melhor forma para os dois.

3 curtidas

Tem como sim @AnaPaulaCastro , eu mesma já fiz contrato assim.

É importante você verificar se o contrato de locação especifica claramente a duração da estadia e as condições como valores, regras do imóvel e o que está incluído na locação (como móveis, eletrodomésticos, etc.).

Também é bom ficar de olho nas políticas de cancelamento e nos termos de extensão do contrato, caso você decida ficar mais tempo.

Mas é super comum a galera fazer contrato de 6 meses e só ir renovando a medida que vai chegando a época de concluir o contrato.

4 curtidas

A Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) não define um prazo mínimo para a locação, então você tem a liberdade de fechar um contrato com a duração que melhor atender às suas necessidades.

Então você pode alugar um imóvel por 6 meses, basta você formalizar todas as condições do aluguel em um contrato por escrito, incluindo valor do aluguel, prazos, formas de pagamento, reajustes, responsabilidades das partes, etc.

4 curtidas

Se você está interessado em um contrato de aluguel de 6 meses, vou te mandar um modelo que você pode utilizar:


CONTRATO DE ALUGUEL

LOCADOR: [Nome completo do locador], portador do RG nº [número do RG] e CPF [número do CPF], residente e domiciliado na [endereço completo do locador].

LOCATÁRIO: [Nome completo do locatário], portador do RG nº [número do RG] e CPF [número do CPF], residente e domiciliado na [endereço completo do locatário].

IMÓVEL: O imóvel objeto deste contrato está situado na [endereço completo do imóvel], compreendendo [descrição detalhada do imóvel].

CLÁUSULAS:

  1. Prazo: Este contrato possui validade de 6 meses, podendo ser prolongado automaticamente pelo locatário sem prazo determinado.
  2. Valor da Locação: O valor acordado para a locação é de R$ [valor], a ser pago por meio de [forma de pagamento] até o dia [dia do mês] de cada mês.
  3. Despesas: As despesas do espaço ficam dispostas entre locador e locatário da seguinte maneira: [detalhes sobre as despesas compartilhadas].

ASSINATURAS:

LOCADOR: [Assinatura do locador]

LOCATÁRIO: [Assinatura do locatário]


Você deve se certificar de que ambas as partes assinem o documento para garantir a validade.

Espero ter acrescentado e ajudado na sua dúvida!

4 curtidas