Posso estipular a data do vencimento de aluguel?

Como proprietário, posso escolher a data de vencimento do aluguel?

1 curtida

Sim, como proprietário, você pode escolher a data de vencimento do aluguel.

O mais comum é que essa data seja estabelecida no contrato de locação, e você pode discutir e acordar isso com o inquilino antes de assinar o contrato.

As pessoas costumam escolher datas que coincidam com o recebimento do salário dos inquilinos, como o primeiro ou o quinto dia do mês, para facilitar o pagamento.

  • Mas lembre-se, uma vez que a data é definida no contrato, ela deve ser respeitada por ambas as partes, a menos que vocês entrem em acordo com a mudança.
1 curtida

Sim, você, como proprietário, tem a liberdade de escolher a data de vencimento do aluguel do seu imóvel.

Essa decisão tem que ser tomada durante a elaboração do contrato de locação, com o consentimento do inquilino.

Vamos nos atentar que a data escolhida seja clara, objetiva e esteja de acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91).

Ao definir a data de vencimento do aluguel, busque um equilíbrio entre suas necessidades e as do inquilino, sempre prezando pela clareza, praticidade e respeito à legislação vigente.

1 curtida

Você pode sim @carloslopes !

É bom você escolher uma data que seja fácil de lembrar, evitando atrasos ou transtornos.

Você também tem que levar em consideração os prazos de processamento dos métodos de pagamento que você aceita (transferência bancária, depósito em cheque, PIX, etc.).

Ah, outra coisa, se o contrato começar em um dia diferente do primeiro dia do mês, você tem que definir um prazo razoável para o primeiro pagamento, considerando o período de uso do imóvel e as condições do inquilino.

Você tem que procurar sempre pensar nos dois lados envolvidos, assim ninguém se prejudica.

1 curtida

Se você tiver mais algumas dúvidas, aqui tem vários tópicos muito bons e com pautas semelhantes a sua.

Corre lá para dar uma conferida e me conta o que você achar!

1 curtida