Posso doar minha parte da herança antes do inventário?

Sou herdeiro e gostaria de doar minha parte da herança antes de concluir o inventário. Posso fazer isso?

1 curtida

Você pode doar sim @Agathaqueiros , mas é importante seguir algumas regras para evitar problemas legais e com seus familiares.

Se a pessoa deixou um testamento válido, nele vai ter como os bens serão divididos entre os herdeiros.

Nesse caso, você só poderá doar a parte da herança que foi destinada para você de acordo com o testamento.

Agora, se não tem testamento, a divisão dos bens vai seguir as regras da sucessão legal, definidas no Código Civil Brasileiro.

Nesse caso, você pode doar a parte que é sua por direito, que geralmente é calculada de acordo com o grau de parentesco com o falecido.

1 curtida

Por mais que você tenha o direito legal de doar sua parte da herança, é importante obter o consentimento dos demais herdeiros para evitar conflitos futuros.

Então é uma boa você conversar com os outros herdeiros e explicar sua intenção de doar sua parte.

Se todos concordarem, você pode seguir com a doação e de consciência tranquila.

Caso algum deles não concorde, isso não afeta sua situação legal já que você está tomando uma atitude com um dinheiro que é seu por direito.

Então de todo forma, você não precisa esquentar cabeça. Basta fazer a sua parte!

1 curtida

Só lembrar @CatiaCamilo , que essa doação deve ser formalizada!

Ela a deve ser feita por meio de um contrato formal, redigido por um advogado e registrado em cartório.

E no contrato deve estar todas as informações, como os dados do doador, do donatário, os bens doados e as condições da doação.

Tudo conforme a lei e da maneira mais transparente possível!

1 curtida

E tome cuidado com as dívidas do falecido. Porque se for o caso de ele ter deixado alguma, os bens da herança vão ser usados para quitar essas dívidas.

Isso significa que, se você doar sua parte da herança antes que as dívidas sejam pagas, você pode ficar responsável por elas.

Então para evitar problemas, é importante você verificar se o falecido tem dívidas e aguardar para que todo processo seja feito.

E só depois de tudo resolvido, você tomar alguma atitude e decidir o que fazer com a sua parte.

1 curtida