Posso comprar um imóvel onde o proprietário mora no exterior?

Estou interessado em um imóvel cujo proprietário mora fora do país. Como posso proceder?

1 curtida

Nessa situação, ela exige alguns cuidados extras para garantir a segurança e fluidez da transação.

Você precisa solicitar certidões negativas (débitos, impostos, ações judiciais) do imóvel para comprovar que ele está livre de pendências.

Além de verificar se o rapaz com quem você negociando possui poderes legais para vender o imóvel e se está em dia com suas obrigações fiscais.

Como ele mora fora, acho que ele não vai poder estar presente durante a venda, então vocês vão precisar de uma procuração assinada em cartório por ele, concedendo poderes a um representante para finalizar a transação.

1 curtida

Um advogado experiente em direito imobiliário deve revisar e elaborar o contrato, para garantir que seus direitos estejam protegidos viu @antoniocarlos .

E lembra que o registro do imóvel em cartório é fundamental para garantir a transferência legal da propriedade para seu nome.

Tenta manter contato frequente com o vendedor e/ou representante, esclareça todas as dúvidas e deixe eles atualizados sobre o andamento da compra.

Não esquece de usar canais seguros de comunicação e pagamento para evitar fraudes.

1 curtida

Para comprar um imóvel de um proprietário que mora no exterior, de início vocês podem contratar um corretor para facilitar a negociação e verificar a documentação.

Com isso já podem fazer um contrato de compra e venda e pedir para um advogado revisar, fazendo com que nele esteja adaptado para assinaturas internacionais.

Se for o caso também, o vendedor pode arrumar uma procuração para alguém da confiança dele o representar no Brasil.

É bom se atentar de que a transferência de dinheiro siga as normas do Banco Central.

Além disso, mantenha uma comunicação clara com o vendedor para garantir que todo o processo ocorra de forma eficiente.

1 curtida

Tem um detalhe @Emanuellybarreto , no caso do vendedor escolher a procuração, caso ele decida delegar a alguém no Brasil a autoridade, essa procuração deve ser reconhecida em cartório e, se estiver em língua estrangeira, traduzida por um tradutor juramentado.

Cada detalhe faz diferença e pode te ajudar ou atrasar sua vida.

Então fica de olho nisso @antoniocarlos !

1 curtida