Posso alugar um imóvel que está em inventário?

Há um imóvel em inventário que gostaria de alugar. Isso é permitido?

12 curtidas

Quando um imóvel está em inventário, geralmente significa que ele pertencia a alguém que faleceu e agora está sendo transferido para os herdeiros.

Se você aluga um imóvel nessas condições, pode ficar um pouco complicado.

A princípio, não é ilegal alugar o imóvel, mas todos os herdeiros precisam concordar com isso.

Além disso, o aluguel do imóvel durante o inventário deve ser gerenciado de forma que o dinheiro ganho seja dividido entre os herdeiros, de acordo com as partes que cada um tem direito.

10 curtidas

Outro ponto importante @MaluBueno , é que o inventário precisa estar sendo processado de forma legal.

Ou seja, sob supervisão de um advogado e com conhecimento do juiz responsável pelo caso.

Se vocês, como herdeiros, decidirem alugar o imóvel, é uma boa ideia formalizar tudo através de um contrato de aluguel, deixando claro como os rendimentos serão divididos e como serão tratadas as responsabilidades de manutenção do imóvel.

10 curtidas

Sim @CatiaCamilo , é possível alugar um imóvel em inventário, mas com algumas ressalvas importantes para você se atentar:

Quem pode alugar:

  • O inventariante, responsável pela administração dos bens do falecido durante o inventário, é quem tem o poder de colocar os imóveis para locação.
  • Com a aprovação de todos os herdeiros, o imóvel também pode ser alugado por eles.

Como alugar:

  • É fundamental que contratos de Locação sejam redigido, com cláusulas específicas para lidar com a situação do imóvel em inventário.
  • O valor do aluguel deve ser justo e condizente com o mercado, e o pagamento deve ser feito ao inventariante ou aos herdeiros, conforme acordado.
  • O prazo do contrato deve ser razoável, levando em consideração o andamento do inventário. É importante mencionar no contrato que o contrato poderá ser rescindido caso a partilha dos bens seja concluída antes do término do prazo.
11 curtidas

Vamos lembrar que antes de fechar o contrato, deve pedir ao inventariante a Certidão de Inventário atualizada.

E dos documentos em Geral , esse comprova que o inventário está em andamento e que o inventariante está legalmente apto a alugar o imóvel.

Se o contrato for firmado apenas pelo inventariante, é recomendável manter os demais herdeiros informados sobre a locação e o andamento do inventário.

Em caso de dúvidas ou receios, consulte um advogado para te orientar e te auxiliar na elaboração do contrato de locação.

10 curtidas

Vi uma galera citando tops erros que o pessoal costuma cometer quando envolve Locação e achei super interessante de compartilhar alguns com vocês.

E eu concordo e tenho reparado que no mundo de hoje, as pessoas não dão valor naquilo que é do outro!

Acaba rolando uma falta de empatia e senso né

6 curtidas