Para que serve a assinatura de duas testemunhas no contrato?

Me pediram para ter duas testemunhas ao assinar um contrato. Qual a importância disso?

1 curtida

Ter testemunhas ao assinar um contrato é uma prática bem comum, e serve para aumentar a segurança jurídica do documento.

Basicamente, as testemunhas estão ali para confirmar que você e a outra parte envolvida realmente assinaram o contrato e concordaram com os termos dele.

É bom porque se por acaso houver alguma disputa no futuro sobre o contrato, as testemunhas podem ajudar a esclarecer qualquer conflito.

1 curtida

Tem alguns contratos, que a lei exige a presença de testemunhas para que o documento tenha validade.

Essa medida é uma forma de proteger os envolvidos, garantindo que o acordo foi feito de maneira transparente e que todos estavam de acordo com o que foi estabelecido.

Em resumo, é uma maneira de dar uma camada extra de segurança e confiabilidade ao processo de formalização de acordos.

1 curtida

Ter duas ou mais testemunhas assinando um contrato é importante por vários motivos, viu @Agathaqueiros ?

As testemunhas são como fiscais da assinatura, garantindo que quem assinou foi mesmo quem diz ser. Tipo um selo de contrato verdadeiro!

É como se elas dissessem: “Vi com meus próprios olhos que as partes estavam livres e dispostas a assinar o contrato.”

Mas claro que para escolher suas testemunhas, não da para ser aleatório né.

Elas devem ser maiores de idade, capazes e idôneas.

1 curtida

Não sei se vocês sabem, mas testemunhas podem ser requisitadas em várias situações viu!

Por exemplo, em casos de:

  • Aposentadoria Especial
  • União Estável
  • Pensão por Morte
  • Tempo de Serviço
  • Contratos

E por aí vai. Se você acha que o seu caso não é tão necessário, você pode consultar um advogado e ele vai te esclarecer direitinho!

1 curtida