O que é a certidão de ônus reais dos imóveis?

O que é a certidão de ônus reais? Para que serve e onde posso solicitá-la?

3 curtidas

Tem um questionamento muito parecido no tópico de Documentos aqui no Fórum IMOB!!

Dá uma conferida lá @MaluBueno , acho que vai te ajudar demais.

2 curtidas

A certidão de ônus reais é um documento que fornece informações detalhadas sobre a situação jurídica de um imóvel.

Ela é essencial para conhecer os direitos e as restrições associadas a um imóvel, como hipotecas, penhoras, usufrutos, servidões, entre outros encargos que possam afetar o bem.

E você pode pedir no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado.

O processo pode variar um pouco de um estado para outro, mas geralmente envolve o fornecimento de informações básicas sobre o imóvel e o pagamento de uma taxa.

2 curtidas

Não sei se sabem mas alguns cartórios também oferecem a possibilidade de solicitar essa certidão online, através dos seus sites.

É só dar uma ligada e confirmar se o da sua cidade tem essa opção.

A maioria já aderiu por ser mais prático e fácil, tanto para quem precisa solicita quanto para o profissional responsável.

1 curtida

O prazo de entrega varia de acordo com o cartório, mas geralmente é de alguns dias.

E a certidão possui validade de 30 dias a partir da data de emissão.

Seu valor varia de acordo com o estado e com o cartório, mas em geral, o custo fica entre R$ 5,00 e R$ 20,00.

Confira direitinho com o cartório da sua cidade para saber como funciona por aí!