Custo para reconhecer contrato de aluguel

Qual é o custo para oficializar e reconhecer um contrato de aluguel?

12 curtidas

O custo para oficializar e reconhecer um contrato de aluguel no Brasil varia de estado e cidade, mas vou te dar uma ideia geral de como isso funciona.

Primeiro, para “oficializar” um contrato de aluguel, é comum que as partes envolvidas redijam e assinem o contrato de forma privada, já que desse jeito já tem validade legal.

Agora, se você quiser fazer o reconhecimento desse contrato, você estaria falando sobre reconhecer firma das assinaturas no cartório.

Basicamente vocês levariam o contrato ao cartório e pagariam uma taxa para que o cartório confirme que as assinaturas no contrato são realmente das pessoas que estão entrando em acordo.

Essa taxa não é muito alta, geralmente algo em torno de alguns reais por assinatura.

10 curtidas

Não sei se você sabe @antoniocarlos , mas existe uma outra opção também, que não é obrigatória e nem nada mas pode trazer mais segurança jurídica, protegendo os direitos tanto do locador quanto do locatário.

Seria o caso de registrar o contrato de aluguel em um Cartório de Registro de Imóveis.

Essa opção gera um gasto maior em comparação das outras mas se a @SarahMendes estiver procurando maior proteção, compensa dar uma pesquisada.

10 curtidas

Oi @SarahMendes , tudo bem?

Se você estiver procurando de fato oficializar e se assegurar judicialmente, então você deve procurar o Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade.

De início você deve abrir firma no cartório e no mesmo dia já pode reconhecer seu contrato. E é claro que é cobrado por cada assinatura!

Mas fique ciente que o valor varia conforme o valor do aluguel e da tabela do cartório, o valor costuma ser em torno de R$ 10 a R$ 50.

11 curtidas

Eu me mudei tem dois meses e passei por esse processo de reconhecimento de contrato.

Eu estou morando em Minas Gerais, na cidade de Bocaiúva e aqui eu paguei o valor de R$15,50 para abrir firma no cartório e reconhecer a minha assinatura no contrato de aluguel.

Mas como esses valores variam, acho melhor você consultar no cartório da sua cidade.

10 curtidas