Tenho que pagar multa por atraso de aluguel?

Em caso de atraso no pagamento do aluguel, quais são as penalidades que posso enfrentar? Existe um período de tolerância?

13 curtidas

Se você está com dificuldades para pagar o aluguel, é bom conversar com o seu locador o mais rápido possível.

Em grande parte dessas situações o melhor é explicar a sua situação e negociar um acordo de pagamento.

Ainda mais se já tiver um tempo longo que você conhece o proprietário ou até mesmo se isso nunca tinha acontecido antes.

Mas se você não conseguir resolver a situação por conta própria, procura ajuda de um advogado especializado em direito imobiliário ou de um órgão de defesa do consumidor.

11 curtidas

Pelo que eu sei, o contrato de locação pode determinar um período de tolerância para o atraso no pagamento do aluguel.

E esse período geralmente pode ser de 5 dias a 10 dias .

Mas mesmo que o contrato não preveja um período de tolerância, o locador pode agir de boa fé e dar ao inquilino alguns dias para regularizar o pagamento, antes de tomar qualquer medida.

12 curtidas

Quando acontece atraso no pagamento do aluguel, as penalidades previstas na Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) e no contrato de locação podem variar.

O mais comum de acontecer é tomar multa por atraso no valor máximo permitido que é de 2% sobre o valor do aluguel.

Tem também os juros moratórios que são calculados sobre o valor do aluguel em atraso, a partir do dia do vencimento.

E eles se acumulam ao longo do tempo, o que significa que a dívida do inquilino aumenta a cada dia que ele não paga o aluguel.

E o mais extremo é que o locador pode entrar com uma ação de despejo por falta de pagamento do aluguel se o inquilino estiver em atraso por 15 dias ou mais.

12 curtidas

Aqui no site tem uma postagem sobre a sua dúvida @OliviaCruz , acho que você vai gostar viu

Da uma conferida para você ver!

11 curtidas

É bom lembrar gente que o proprietário tem que notificar o inquilino sobre o atraso seja por uma carta ou por e-mail, mas é preciso que faça de maneira formal para ter como prova de que houve uma tentativa de resolver a situação.

Olhem só esse modelo básico que podem seguir e usar:

modelo de carta de cobranca de alugueis em atraso

11 curtidas