Tenho o nome sujo posso financiar um imóvel?

Com restrições no meu nome, ainda é possível obter um financiamento?

11 curtidas

Oi @ViniciusMoreira , tudo bem?

Estar com seu nome sujo pode acabar dificultando seu financiamento já que quando uma instituição financeira analisa a solicitação de financiamento, um dos primeiros passos é verificar o histórico de crédito do solicitante. Se o nome estiver negativado, indica que houve problemas anteriores com o pagamento de dívidas, fazendo com que o banco ou a instituição financeira veja você como um risco.

Mas não se desanime pois isso não significa que seja completamente impossível financiar um imóvel estando na sua atual situação.

Algumas instituições financeiras podem considerar outros fatores, além do histórico de crédito, como por exemplo sua renda atual, estabilidade no emprego, ou até mesmo aceitar um valor de entrada mais significativo.

Mas as condições oferecidas, como taxas de juros, podem ser menos favoráveis do que seriam se seu nome não estivesse negativado.

O ideal é você procurar as instituições às quais você deve e tentar negociar o pagamento das dívidas.

Muitas vezes, é possível obter descontos ou parcelar o valor devido de maneira que caiba no seu orçamento.

Com seu nome limpo já é possível realizar o financiamento e melhorar suas chances de conseguir seu imóvel.

10 curtidas

Oi @ViniciusMoreira , tudo bem?

Lendo o comentário do @pedrohenrique vi que ele conseguiu te dar uma luz no fim de túnel. Então, que tal dicas a mais para solucionar seu problema?

Para cada tipo de restrição que fez com que seu nome ficasse negativado, há providências e soluções a serem feitas e com isso você consegue estar um passo a frente da conquista do seu imóvel.

Para cada situação possível que você pode se enquadrar, darei algumas soluções.

• Serasa, SPC e similares: Conhecido com restrição de crédito, ela foi movida por uma empresa, como uma loja, por exemplo que alega que você deixou de honrar com pagamentos de compras feitas a prazo.
    Solução: Neste caso é necessário procurar a loja onde consta o débito e fazer o pagamento. Feito isso, a liberação tende a ser a consequência.

Os sites para consulta ajudam bastante.

• Restrições no Banco Central quanto a emissão de cheques sem fundos, por exemplo: É o conhecido CCF ou Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo. Quando um cheque é devolvido pela segunda vez, normalmente o banco faz o cadastro da pessoa no CCF e isso passa a ser visível a todas as instituições financeiras que tem acesso a este cadastro. É uma restrição bastante séria.
    Solução: Nesse caso é necessário pegar a(s) folha(s) de cheque(s) que causou a inclusão no CCF e levar à sua agência onde mantém a conta e fazer a solicitação de liberação no CCF.

• Verificação de restrições e pendências na Receita Federal e INSS: Isso se aplica também ao vendedor. Pendências e restrições com a Receita Federal pode incluir a falta na entrega da declaração do imposto de renda, problemas cadastrais no CPF, inscrição na dívida ativa da instituição por falta de pagamento de um imposto ou tributo qualquer, entre outros.
    Solução: Procurar as agências da Refeita e INSS e seguir as orientações para a liberação.

Para consultar acesse:

Com essas dicas espero que você consiga resolver e conquiste seu imóvel.

12 curtidas

Confesso que já me vi nessa situação, com o nome negativado e o desejo de ter um cantinho meu me consumindo.

Minha saga começou com a frustração de ter meu pedido de Financiamento imobiliário negado. As portas dos bancos tradicionais se fecharam, foi aí que comecei a explorar alternativas.

A primeira delas foi buscar ajuda de um corretor de imóveis experiente em lidar com casos como o meu. Ele me apresentou opções fora do financiamento tradicional, como:

• Comprar à vista com desconto, negociando diretamente com o vendedor, que, diante da minha situação, estava disposto a oferecer um desconto significativo no valor do imóvel.
  • Consórcio de imóveis, onde as parcelas eram mais acessíveis e me permitiam planejar melhor a compra.
  • Financiamento por financeiras que são mais flexíveis que os bancos e podem oferecer crédito para pessoas com restrições no nome, mediante análise de crédito e pagamento de entrada mais alta.

Estar com o nome negativado não significa o fim do sonho da casa própria. É preciso persistência, pesquisa e criatividade para encontrar soluções alternativas. E, para você que também está passando por essa situação, meu conselho é: não desista! Acredite que é possível encontrar um caminho para realizar seus sonhos.

Busque ajuda profissional, pesquise, compare e negocie pois com argumentos sólidos e planejamento, você pode conseguir um bom desconto ou condições de pagamento mais favoráveis.

A casa própria está mais perto do que você imagina!

10 curtidas

Acredito que esse vídeo possa te ajudar, ele é bem explicativo e me esclareceu muita coisa quando precisei.

11 curtidas