Quem pode se candidatar para síndico de condomínio?

Estou pensando em me candidatar para síndico do meu condomínio. Quais são os requisitos para isso?

7 curtidas

É fundamental conhecer as regras que regem o funcionamento do condomínio para poder geri-lo de forma eficaz.

Isso vai te ajudar a tomar decisões mais acertadas e a lidar com os desafios do dia a dia da administração do condomínio.

E como vai lidar com pessoas diferentes e a todo tempo, então você precisa se comunicar de forma clara e objetiva com os moradores, funcionários e prestadores de serviço. Além de precisar saber lidar com conflitos e mediar soluções.

7 curtidas

Pensando na questão de habilidades e saber lidar com as pessoas e possíveis situações, é isso aí mesmo @NicolasNeves !

Mas em relação aos critérios legais para conseguir ocupar o cargo de síndico, vocês precisam estar por dentro de que deve:

• Ser condômino ou proprietário de uma unidade no condomínio: Você não precisa morar no condomínio para ser síndico, mas precisa ser proprietário de uma unidade.

• Ser maior de idade e estar em dia com as suas obrigações condominiais: Isso significa estar em dia com o pagamento das cotas condominiais e não ter nenhuma sanção pendente.

• Não estar exercendo outro cargo de administração no condomínio: Você não pode ser síndico e, ao mesmo tempo, ocupar outro cargo de administração no condomínio, como membro do conselho fiscal ou da comissão de obras.

6 curtidas

As dicas que eu posso te dar já que você está interessado em assumir esse cargo é que você precisa participar das assembleias do condomínio porque isso é uma ótima maneira de se inteirar sobre os problemas do condomínio e as expectativas dos moradores.

E não sei se sabe @antoniocarlos , mas existem diversos cursos e treinamentos disponíveis que podem te ajudar a se preparar para o cargo de síndico.

Pesquisei aqui rapidinho e já achei um, olha só:

6 curtidas

É bom ter em mente que o síndico é responsável pela administração do condomínio, o que significa que ele precisa ser organizado e responsável para cumprir todas as suas obrigações.

E ser síndico exige tempo e dedicação, então você precisa estar disposto a se dedicar às demandas do condomínio e aos problemas que podem surgir a qualquer momento.

5 curtidas

Quando falam que o síndico faz 1001 coisa na Administração de condomínios , pode acreditar que é verdade meu povo!

Olhem só algumas das inúmeras funções dos síndicos, levando em conta o que diz no Código Civil:

funções de síndico

4 curtidas

Aqui no site tem muita abordagem com assuntos sobre Financiamento imobiliário e Crédito imobiliário para quem já ta querendo sair do aluguel e só ta esperando um sinal para dar início nesse projeto!

Vocês podem dar uma olhada depois sobre o que o pessoal tem falado e as dicas que estão dando, acho que vale super a pena viu.

6 curtidas