Quem paga as cotas condominiais?

Moro de aluguel. Ainda assim, sou eu quem deve pagar as cotas condominiais ou é o proprietário?

7 curtidas

No Brasil, de acordo com a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) define que o proprietário do imóvel é o responsável original pelo pagamento das cotas condominiais.

Mas quando se trata de Locação , você só é obrigado a pagar o condomínio se o contrato de aluguel que você assinou com o proprietário assim determinar.

7 curtidas

Como inquilino sempre é bom ficar por dentro do que é dever do proprietário bancar durante a locação.

Isso porque tem muita gente que abusa da boa vontade dos outros e quer ganhar em cima de quem não entende e não conhece direito as leis .

Infelizmente isso acontece demais da conta e não é pouca gente que acaba ficando no prejuízo não viu

Olha aqui algumas dicas que achei para você e também para quem está passando por essa situação

7 curtidas

Eu também morei de aluguel por um bom tempo @OsvaldoBrites e posso te dizer que os inquilinos ficam responsáveis por pagar despesas ordinárias, que são as despesas do dia a dia do condomínio, como:

• Salários e encargos dos funcionários;
  • Manutenção e conservação das áreas comuns;
  • Consumo de água, luz e gás das áreas comuns;
  • Seguros do condomínio.
7 curtidas

E quando se trata de benfeitorias nos imóveis , como em caso de instalação de câmeras de segurança ou a reforma da piscina.

São situações que podem fazer com que o inquilino tenha que pagar só tem que prestar atenção porque o inquilino só pode ser obrigado a pagar por benfeitorias úteis se o contrato de aluguel permitir e se o valor for dividido em até 12 meses.

7 curtidas

Mas também existem as despesas extraordinárias que não fazem parte do dia a dia do condomínio.

Que é o caso de obras grandes, dívidas antigas e multas por causa de inadimplência do condomínio, e até mesmo os juros de mora que são cobrados do condômino que atrasa o pagamento das cotas condominiais.

E nessas situações é obrigação do proprietário do imóvel arcar e isso está estabelecido no Art. 22 da Lei 8.245/91.

7 curtidas