Qual o valor do imposto na venda do imóvel?

Quais são os impostos incidentes sobre a venda de um imóvel?

6 curtidas

O ITBI é o imposto municipal que você paga sempre que adquire um imóvel.

O valor é calculado com base no valor venal do imóvel (aquele valor estimado pelo município para cobrança de impostos) ou pelo preço de compra, o que for maior.

A alíquota varia de acordo com a cidade, mas normalmente fica entre 2% e 3%.

É importante lembrar que o ITBI precisa ser pago antes de você fazer o registro do imóvel no seu nome.

7 curtidas

E eu sei que se você vendeu o imóvel por um preço maior do que comprou, precisa pagar Imposto de Renda sobre a diferença, que é o ganho de capital.

A alíquota do IRGC é de 15%, mas pode chegar a 22,5% para ganhos muito altos.

Existem algumas exceções que permitem a isenção desse imposto, como no caso da venda de um único imóvel de até R$440.000, desde que você não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos.

6 curtidas

Uma forma de se isentar do Imposto de Renda sobre o ganho de capital é usando o valor ganho com a venda para comprar outro imóvel residencial no Brasil dentro de 180 dias após a venda do primeiro.

Essa regra ajuda bastante se você está trocando de residência e não quer perder parte do dinheiro com tributos @ElzaAgostinho .

5 curtidas

No caso de imóveis rurais, o proprietário rural também pode ser obrigado a contribuir com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), quando se trata de uma venda de propriedade rural.

É um detalhe que muitos esquecem, mas que pode impactar no montante final recebido.

5 curtidas

Para garantir que o valor de venda do imóvel esteja em acordo com o mercado e para fundamentar o valor declarado ao Fisco, é aconselhável que se faça um laudo de avaliação por um profissional habilitado.

Essa Documentação , apesar de não ser um imposto, gera um custo adicional que deve ser considerado nas transações imobiliárias.

6 curtidas

Para ser mais específico @SarahMendes , vou falar os detalhes para o pessoal ter uma ideia viu

A alíquota do IR varia de acordo com o valor do ganho de capital:

• Até R$ 5 milhões: 15%
  • De R$ 5 milhões a R$ 10 milhões: 17,5%
  • De R$ 10 milhões a R$ 30 milhões: 20%
  • Acima de R$ 30 milhões: 22,5%

E sobre a questão de ficar isento eu sei que se enquadra nos casos de vendas de único imóvel residencial adquirido até 1969 e também com a venda em menos de 36 meses de posse.

5 curtidas