Quais documentos precisa para fazer contrato de aluguel?

Quero alugar um imóvel, quais documentos devo providenciar?

5 curtidas

De maneira Geral , pelo que eu sei você tem que ter em mãos:

• uma cópia do seu RG, CPF, ou carteira de motorista;
  • os três últimos extratos bancários ou a declaração de Imposto de Renda;
  • uma conta de luz, água ou telefone recente em seu nome;

É bom conferir com a imobiliária ou com o proprietário se vai precisar de mais alguma Documentação para você conseguir providenciar logo e não ficar com nenhuma pendência @anasouza .

5 curtidas

Algumas vezes, pode ser solicitado que você apresente certidões negativas de protesto ou de ações judiciais para demonstrar sua situação financeira.

E pode ser também que peçam a Ficha Cadastral, que é fornecida pela imobiliária ou pelo proprietário, para ser preenchida com seus dados pessoais e profissionais.

Dependendo do acordo, pode ser necessário apresentar um fiador que também deverá fornecer documentos como RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência.

5 curtidas

Eu sei que esses documentos podem mudar alguns critérios então vou te explicar pequenos detalhes que pode adiantar seu lado e facilitar demais!

No caso do comprovante de renda, se você for:

• Empregado: Holerite ou contracheque dos últimos 3 meses.
  • Autônomo: Declaração de Imposto de Renda completa do ano anterior e os 3 últimos extratos bancários.
  • Pensionista: Último comprovante de pensão.
  • Estudante: Bolsa de estudo com comprovação de renda mínima de 3 vezes o aluguel.

Sei que se eu soubesse disso há um tempo atrás teria sido uma mão na roda e eu teria evitado muita burocracia viu.

5 curtidas

Além dessa parte da papelada acho que pode ter outros tópicos interessantes aqui no site que vale a pena você dar uma lida viu @anasouza !

Ainda mais se você estiver se mudando para um apartamento, viver em um condomínio exige muito conhecimento a respeito dos seus direitos e deveres como inquilino.

Olha esses tópicos aqui que massa:

4 curtidas

Aqui no fórum você acha muito assunto voltado para aluguéis, contratos, normas e por aí vai…

São tópicos esclarecedores e que não acabam mais viu gente!

Confiram nas categorias depois algum assunto que vocês estiverem com dúvida ou se só quiserem dar uma olhada por curiosidade também ta valendo :sweat_smile:

categoria adm de condomínios

categoria crédito

categoria documentação

categoria financiamento

categoria locação

5 curtidas