Posso transferir contrato de aluguel?

Estou mudando e gostaria de transferir meu contrato de aluguel para outra pessoa. Isso é possível?

14 curtidas

Transferência de contrato de aluguel é possível sim, mas depende do que está escrito no seu contrato atual.

Isso é chamado de cessão de locação, e a maioria dos contratos permite isso com a aprovação prévia do proprietário.

É uma boa verificar o contrato para qualquer cláusula específica sobre isso e, claro, conversar com o proprietário ou a imobiliária para explicar a situação.

12 curtidas

Quando você encontra alguém interessado em assumir o seu contrato, é essencial que essa pessoa passe pelo mesmo processo de aprovação que você passou.

Isso inclui análise de crédito, comprovação de renda, entre outros.

Porque o proprietário precisa ter certeza de que o novo inquilino é confiável.

É bom já ter todas essas informações da pessoa para facilitar o processo com a imobiliária.

11 curtidas

Um detalhe muito importante é que mesmo transferindo seu contrato para outra pessoa, em algumas situações, você pode continuar responsável legalmente pelas obrigações do contrato até que o novo inquilino assine a Documentação necessária.

Isso inclui o pagamento do aluguel, caso o novo inquilino falhe em cumprir.

Então fica de olho para que tudo esteja formalizado por escrito.

12 curtidas

E vamos lembrar que há custos para a transferência de contratos de aluguel.

Como taxas administrativas da imobiliária e até mesmo a necessidade de pagar por uma nova verificação de crédito.

É bom verificar isso para não ser pego de surpresa com despesas extras.

11 curtidas

Para oficializar a transferência do contrato de aluguel, precisa da assinatura de um termo de cessão entre você, o novo inquilino e o proprietário.

Esse documento vai garantir que todos os direitos e obrigações sejam transferidos corretamente.

Consultar um advogado ou a própria imobiliária para garantir que o termo está correto pode ser uma boa.

11 curtidas

Olhem só essas dúvidas sobre Locação aqui do fórum que bacana

12 curtidas