Posso ser preso por não pagar financiamento?

Estou enfrentando dificuldades financeiras e preocupado com as consequências de não conseguir pagar meu financiamento imobiliário. Posso ser preso por isso?

6 curtidas

No Brasil, você não pode ser preso por dívidas de financiamento imobiliário.

A prisão por dívidas civis foi abolida no Brasil em 1977, através da Lei n° 5.760.

Isso significa que credores, como bancos ou instituições financeiras, não podem te levar à prisão por não pagar suas dívidas, incluindo o financiamento de um imóvel.

5 curtidas

Se você está enfrentando dificuldades e passando por momentos complicados, é importante conversar e explicar a situação para a instituição financeira e buscar renegociar as condições de pagamento.

Muitas vezes, é possível ajustar o plano de pagamento para algo mais viável dentro da sua capacidade financeira atual.

Além disso, consultar um advogado especializado em direito imobiliário ou um serviço de assessoria jurídica gratuita pode ser útil para explorar todas as suas opções e direitos.

4 curtidas

No entanto, isso não significa que não existam consequências para a inadimplência.

Se você não pagar as parcelas do seu Financiamento imobiliário , o banco poderá tomar diversas medidas para cobrar a dívida, como entrar com uma ação judicial para cobrar a dívida.

E isso pode sujar seu nome no SPC e Serasa, por exemplo.

4 curtidas

Em vez de prisão, o foco do banco será recuperar o valor que você deve.

Eles podem tentar negociar um acordo de pagamento com você, como a renegociação da dívida ou a venda do imóvel.

É importante buscar ajuda o mais rápido possível, então você pode procurar o Procon, a Defensoria Pública e Associações de consumidores para te ajudar.

4 curtidas