Posso ser locatário do meu marido?

Quero alugar um imóvel que pertence ao meu marido. Isso é possível legalmente?

1 curtida

É totalmente legal sim @FelipeAraujo !

Vocês só tem que se atentar a alguns detalhes para não terem problemas com a receita federal.

Com isso, devem formalizar um contrato de locação e é importante que ambos declarem essa renda no Imposto de Renda.

Tomem cuidado para que não seja uma tentativa de fraude fiscal ou de burlar credores.

1 curtida

Olha, eu te aconselho a consultar um advogado especializado em direito imobiliário ou familiar para obter orientação específica sobre o seu caso.

Ele vai conseguir te aconselhar e garantir que tudo seja feito de acordo com a lei e considerando todas as nuances legais e fiscais.

Para evitar dor de cabeça, vale a pena ter um gasto mais!

1 curtida

A Lei de Inquilinato no Brasil não faz qualquer distinção quanto à orientação sexual dos contratantes, assegurando os mesmos direitos e deveres a todos, independentemente de seu estado civil ou orientação sexual.

Para formalizar o contrato de aluguel de forma segura e com respaldo legal, recomendo que vocês sigam estas etapas:

1. Elaboração do Contrato de Aluguel:

  • Identificação das Partes;
  • Objeto do Contrato;
  • Prazo de Locação;
  • Valor do Aluguel;
  • Caução;
  • Cláusulas Adicionais;
  • Testemunhas.

2. Registro em Cartório de Imóveis é opcional mas de certa forma da mais segurança, vai que vocês tem uma D.R. :sweat_smile:

3. Orientação Jurídica, assim como o @FelipeAraujo mencionou, é super importante para vocês tirarem qualquer dúvida e pedir conselho de como devem agir.

1 curtida

Sim, é legalmente possível alugar um imóvel que pertence ao seu marido, mas é importante formalizar um contrato de locação e considerar as implicações fiscais dessa transação.

Vi que pelos comentários, pessoal frisou a ideia de consultar um advogado para garantir que tudo esteja de acordo com as leis aplicáveis e o regime de bens do seu casamento.

Realmente vai te ajudar demais, então já corre atrás de um advogado de sua confiança!

1 curtida