Posso fazer inventário pela Defensoria Pública?

Quero fazer um inventário, mas não tenho condições de pagar um advogado. Posso fazer pela Defensoria Pública?

6 curtidas

Sim, você pode fazer um inventário pela Defensoria Pública se não tiver condições de pagar um advogado.

A Defensoria Pública é um serviço público gratuito que oferece assistência jurídica para pessoas que comprovam hipossuficiência financeira.

Para acessar esse serviço, você precisa comprovar que sua renda está dentro do limite estabelecido para receber assistência gratuita.

Esse limite varia um pouco dependendo do estado, então vale a pena verificar qual é o critério na sua região e os procedimentos, para obter as informações específicas e os documentos necessários.

5 curtidas

Para saber se você tem direito ao serviço e como solicitar o inventário pela Defensoria Pública no seu estado, siga esses passos que vou te passar:

1. Vamos começar acessando o site da Defensoria Pública do seu estado;
  2. Agora é procurar pela seção sobre inventário e assistência jurídica;
  3. Você tem que verificar os requisitos;
  4. Se você cumprir os requisitos, agora é juntar os documentos necessários;
  5. Então é só agendar um atendimento;
  6. E por fim é só seguir as orientações do defensor público.

Aproveite desse benefício para correr atrás do seu sonho @PietraEvangelista !!

4 curtidas

Não sei se sabem mas a Defensoria Pública também pode oferecer outros serviços relacionados ao inventário, como divórcio, pensão alimentícia e tutela.

E vocês podem encontrar mais informações sobre os serviços no site do Conselho Nacional da Defensoria Pública.

4 curtidas

Só vamos ficar atentos porque, a Defensoria Pública não pode dar andamento em inventários que envolvam bens de alto valor ou questões complexas.

E se for esse o seu caso @PietraEvangelista , você poderá ser encaminhada para um advogado particular.

Então é bom pesquisar a fundo para saber melhor como fica sua situação!

Espero que consiga resolver, para dar uma economizada.

4 curtidas