Posso chamar outro engenheiro pra avaliar?

Estou insatisfeito com a avaliação do imóvel feita pelo engenheiro do banco. Sabem me dizer se posso contratar outro engenheiro para fazer uma nova avaliação?

6 curtidas

Sim @antoniocarlos , você pode e tem o direito de contratar outro engenheiro para fazer uma nova avaliação do seu imóvel, mesmo que a primeira tenha sido feita a pedido do banco.

É importante levar em consideração que:

• O custo da nova avaliação será de sua responsabilidade;
  • O banco não é obrigado a aceitar a nova avaliação;
  • A nova avaliação deve ser feita por um profissional imparcial e credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
6 curtidas

Ah, e tem mais!

Você pode encontrar mais informações sobre o processo de avaliação de imóveis para financiamentos bancários no site do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.

E também é possível consultar a lista de engenheiros credenciados pelo CREA em seu estado.

5 curtidas

Geralmente, quando alguém não está satisfeito com a avaliação feita pelo engenheiro do banco, pode buscar uma segunda opinião de outro profissional independente.

Isso pode ajudar a ter uma perspectiva diferente sobre o valor do imóvel.

é importante verificar com o banco se eles aceitam o laudo de um engenheiro externo para fins de financiamento, caso essa seja a sua intenção.

Mas de qualquer forma, ter uma segunda avaliação pode te dar mais clareza sobre o valor do seu imóvel!

4 curtidas

É importante que de início você solicite os critérios utilizados para determinar o valor do imóvel e peça uma cópia do laudo de avaliação.

E antes de contratar um novo engenheiro, faz toda diferença comparar preços e buscar profissionais com experiência em avaliações imobiliárias para financiamentos bancários.

Vamos verificar se o novo engenheiro está devidamente credenciado pelo CREA e se possui seguro de responsabilidade profissional.

Com tudo no jeito, você deve fornecer ao novo engenheiro todas as informações relevantes sobre o imóvel, incluindo a metragem, localização, características construtivas, estado de conservação e documentação.

• Após a nova avaliação, apresente o laudo ao banco e negocie o valor do imóvel.
4 curtidas