O valor do juros é abusivo?

Estou pagando um financiamento e acho que os juros são muito altos. Como posso saber se o valor é considerado abusivo pela lei?

7 curtidas

Para verificar se os juros do seu financiamento são realmente altos, você pode começar conferindo a taxa anual de juros que você acordou no contrato. É importante que essa taxa esteja clara lá.

Depois, vale a pena comparar essa taxa com as médias de mercado. E não é difícil, porque o Banco Central do Brasil disponibiliza essas informações no seu site, mostrando as médias de juros que as instituições financeiras estão cobrando para diferentes tipos de crédito.

Não esqueça que diferentes financiamentos têm taxas de juros diferentes.

Por exemplo, os juros de um financiamento imobiliário costumam ser menores do que os de um financiamento de carro ou um empréstimo pessoal.

7 curtidas

Se depois de fazer essa comparação @EmanuellySilva , você ainda achar que os juros estão muito altos, pode ser uma boa ideia conversar com um advogado que entenda de direito do consumidor ou financeiro.

Ele pode te ajudar a entender melhor o contrato e te orientar sobre o que fazer, inclusive se for o caso de pedir na justiça uma revisão do contrato.

5 curtidas

Além disso, sempre existe a possibilidade de tentar renegociar o financiamento diretamente com o banco ou a financeira para tentar reduzir os juros ou melhorar as condições de pagamento.

Pessoa te passou algumas formas de você lidar com a situação e decidir o melhor caminho a seguir, só faça com calma e sem se precipitar!

5 curtidas

Também é possível calcular o Custo Efetivo Total (CET), que é o indicador que reúne todos os custos do financiamento, incluindo juros, tarifas e outros encargos.

Você pode calcular o CET do seu financiamento na Calculadora do Cidadão do Banco Central e fazer a comparação que a @Joycecamara te disse, e também está disponível na Calculadora do Cidadão.

5 curtidas