É possível obter um empréstimo para a compra de terrenos?

Estou interessado em comprar um terreno para desenvolvimento futuro. É possível obter empréstimo para essa finalidade?

12 curtidas

Oi, @MauricioMoraes. Tudo bem? Espero que sim!

Sim, é possível obter um empréstimo para comprar terrenos, mas o processo pode ser um pouco diferente de um empréstimo imobiliário comum.

Normalmente, os bancos são um pouco mais cautelosos ao financiar terrenos pois não há uma construção que possa ser utilizada como garantia.

Por isso, as taxas de juros podem ser mais altas e o prazo de pagamento mais curto. Olha só essa tabela que eu encontrei falando um pouco sobre isso:

Empréstimo para a compra de terrenos

E claro que os juros variam de acordo com uma série de fatores, mas ainda assim serve pra você ter uma base.

É importante comparar as ofertas de várias instituições financeiras e também considerar a possibilidade de um empréstimo para construção, caso você planeje desenvolver o terreno em breve.

11 curtidas

Definitivamente, você pode financiar a compra de um terreno, mas o segredo aqui é ter um bom plano para o uso do terreno.

Os bancos vão querer ver que você tem um projeto viável, seja para construção residencial, comercial ou agrícola.

Uma boa dica é preparar um plano de desenvolvimento detalhado para apresentar junto com sua solicitação de financiamento.

Além disso, vale a pena verificar se o terreno tem todas as aprovações e registros necessários, o que pode facilitar bastante na hora de conseguir o empréstimo.

10 curtidas

Sim, é totalmente possível conseguir um empréstimo para comprar terrenos! Eu mesmo passei por essa experiência recentemente com o Crédito Imobiliário para Aquisição de Lote Urbano do Bradesco e foi bem sucedido.

Consegui financiar até 70% do valor do terreno, com parcelas a partir de R$ 200,00 e o prazo de pagamento de até 10 anos.

Foi uma opção bastante flexível que se encaixou perfeitamente nas minhas necessidades financeiras.

O processo começou com uma análise de crédito direto na agência do Bradesco, onde apresentei os documentos necessários, incluindo a cópia da matrícula do imóvel e o carnê do IPTU.

Após a aprovação do crédito, o próximo passo foi a avaliação do terreno, para garantir que ele atendesse aos requisitos do banco para o financiamento.

Uma vez que o terreno foi aprovado, prossegui com a assinatura do contrato e fiz o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Paguei o ITBI e entreguei todos os documentos na agência para que o valor fosse liberado ao vendedor.

Ah, e não posso esquecer das tarifas: paguei uma tarifa de avaliação de R$ 3.400,00, e também as despesas com o Seguro Habitacional e o ITBI.

O Bradesco oferece a liberdade de escolher entre dois sistemas de amortização: SAC ou TP, o que permite ajustar o pagamento às suas possibilidades financeiras.

Além disso, é importante saber que só pode comprometer no máximo 20% da sua renda líquida familiar com o financiamento.

Foi um processo bem detalhado, mas valeu cada passo. Agora, com o terreno financiado, estou planejando o desenvolvimento futuro do local.

Se alguém está pensando em comprar um terreno para construir mais tarde, recomendo considerar essa opção de financiamento.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre esse assunto, eu sei que o Bradesco tem uma cartilha que explica tudo o que você precisa saber. OIlha só:

Bom, espero que tenha te ajudado. Boa sorte @MauricioMoraes!

11 curtidas

Sim, mas prepare-se para um adiantamento substancial.

Diferente dos empréstimos habitacionais para compra de casas prontas, comprar um terreno via financiamento muitas vezes exige um valor inicial maior.

Geralmente, os bancos pedem de 20% a 50% do valor do terreno como entrada.

Isso se deve ao risco maior de financiar um bem que ainda não está gerando retorno ou não tem uma estrutura construída. Então, é preciso ter uma reserva para cobrir essa entrada.

10 curtidas

Posso confirmar que é possível financiar a compra de terrenos pela Caixa Econômica Federal, e o processo foi bastante tranquilo para mim.

Primeiramente, fiz uma simulação online no próprio site da Caixa, o que me permitiu ter uma ideia clara das condições do financiamento, incluindo o valor da prestação, prazo e outras condições importantes.

Após essa etapa inicial, prossegui com a análise de crédito, onde apresentei minha documentação a um correspondente bancário.

Foi nesse momento que também verificaram a possibilidade de usar meu FGTS, o que ajudou bastante na composição do valor necessário para a compra.

Em relação à questão da análise de crédito, a Caixa Econômica é um dos bancos que dispõe de um de uma cartilha explicando toda a documentação necessário. Está aqui:

O terceiro passo foi a análise de engenharia. A Caixa enviou um engenheiro para avaliar o terreno e confirmar o valor de venda e as condições do imóvel.

Isso é fundamental porque garante que o financiamento esteja alinhado com o valor real do mercado e a qualidade do terreno.

Com tudo aprovado, chegou a hora da assinatura do contrato. Fui até a agência, assinamos todos os documentos necessários, e registrei o contrato no Cartório de Imóveis. Esse registro foi essencial para a liberação do crédito.

Sobre o pagamento, as prestações são gerenciáveis, e a facilidade do débito automático em conta realmente facilita a vida, sem ter que me preocupar em gerar boletos mensalmente.

Um ponto muito interessante é a gestão do financiamento. A Caixa oferece flexibilidade para realizar ajustes conforme sua situação financeira muda.

Por exemplo, se entrar um dinheiro extra e você quiser amortizar seu saldo devedor, é possível fazer isso facilmente através do Internet Banking ou mesmo diretamente na agência.

O processo todo foi bem direto e a equipe da Caixa me deu todo o suporte necessário.

Recomendo a quem estiver considerando essa opção, que não deixe de fazer a simulação e consultar todas as possibilidades!

11 curtidas

Você pode, sim, obter um empréstimo para comprar um terreno, mas talvez precise de um banco especializado.

Alguns bancos e instituições financeiras oferecem produtos específicos para quem quer investir em terrenos.

Esses empréstimos podem vir com condições adaptadas para projetos de desenvolvimento a longo prazo, como parcelas que só começam a ser pagas após um certo período ou vinculadas ao progresso do projeto de construção.

Vale a pena procurar essas opções especializadas para conseguir melhores condições de financiamento.

10 curtidas

@MauricioMoraes, tudo bem? Espero que sim!]

Tenho certeza que a resposta dos nossos colegas já te ajudaram bastante. No entanto, você sabia que aqui no Fórum Imob possuímos vários outros tópicos relacionados que pode ser de seu interesse? Olha só :point_down:t5:

Agora, para ficar sempre por dentro desses assuntos, minha recomendação é sempre ficar de olho na nossa categoria de Crédito imobiliário. Tenho certeza que vai tirar muitas dúvidas!

10 curtidas

Recentemente, decidi financiar a compra de um terreno e escolhi o Sicoob por suas condições atraentes.

O processo começou de forma muito prática, com uma simulação online no próprio site do Sicoob. Isso me permitiu entender as diferentes condições de pagamento, incluindo a escolha do indexador que melhor se adaptasse ao meu orçamento.

No Sicoob, você pode optar entre a TR (Taxa Referencial), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), Poupança ou INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), o que oferece uma grande flexibilidade.

O que realmente me atraiu foi a possibilidade de compor a renda com até três pessoas, sem a necessidade de vínculo familiar. Isso foi ideal para mim, pois pude juntar minha renda com a de dois amigos investidores para alcançar o valor necessário sem complicações.

Além disso, as taxas oferecidas pelo Sicoob são realmente competitivas, trazendo uma justiça financeira que muitas vezes falta em outras instituições.

Embora não tenha podido usar meu FGTS para esta modalidade específica de financiamento de terreno urbano, essa seria uma opção interessante para outras modalidades de financiamento imobiliário oferecidas por eles.

Durante todo o processo, recebi um atendimento personalizado, com profissionais sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e ajudar nas decisões. Esse suporte foi crucial para entender todos os detalhes e me sentir seguro na negociação.

Adicionalmente, o Sicoob oferece a opção de financiar as despesas cartorárias e o ITBI, o que facilitou bastante na hora de organizar os pagamentos iniciais sem impactar tanto meu fluxo de caixa.

Para quem está pensando em financiar um terreno e quer condições flexíveis e um atendimento focado nas suas necessidades, recomendo fortemente considerar o Sicoob.

Faça uma simulação no site deles e veja as condições que melhor se adaptam ao seu caso!

10 curtidas