Documentação de imóvel: custos

Quanto devo esperar gastar com toda a documentação necessária na compra de um imóvel?

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Oi @LizBernades , tudo bem?

Sua dúvida é bem comum e é importante que você saiba que é exigido a apresentação de muitos documentos.

O gasto que você terá com a documentação geralmente fica entre 3% e 8% do valor total do imóvel.

Dos documentos e impostos que você vai precisar emitir e pagar, o preço varia de acordo com o valor do imóvel e o estado, mas para você ter ideia de quais são os documentos e quanto gastará em cada um deles:

  • Escritura pública: oficializa a transferência da propriedade.
  • Registro de Imóveis: garante a publicidade do negócio jurídico.
  • Emissão de certidões: necessárias para verificar a situação do imóvel.
  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): fica entre 2% e 4% do valor do imóvel.
  • IRPF (Imposto de Renda): reflete sobre o ganho de capital do vendedor, caso o imóvel tenha sido adquirido nos últimos 5 anos.

Gostaria de te lembrar de incluir também os custos de avaliação e taxas do banco para financiamento.

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Essa parte de Documentação de imóvel é bem burocrática então te aconselho @LizBernades fazer uma estimativa no site abaixo, nele você consegue informações e valores de acordo com o imóvel que você está adquirindo.

https://calculadora.registrodeimoveis.org.br/

Basta você seguir os comandos do site e aplicar suas informações.

Passo 1:

Passo 2:

Passo 3:

passo 3 cauculadora

Depois de preenchido você terá uma uma estimativa de valores para esclarecer sua dúvida.

Fiz uma simulação supondo que estou comprando um imóvel em Belo Horizonte/Minas Gerais por um valor de R$400.000,00 e obtive a seguinte estimativa:

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Olá @LizBernades , recentemente comprei o meu próprio apartamento. No meu caso, os custos com documentação somaram cerca de 4% do valor total do imóvel, mas esse valor pode variar bastante.

  1. ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis): foi de 3% do valor do apartamento.
  • Dica: Se você for comprar seu primeiro imóvel, pode ter direito a um desconto no ITBI! Consulte a prefeitura da sua cidade para saber mais.
  1. Escritura Pública: representou cerca de 0,5% do valor do apartamento.

  2. Registro do Imóvel: ele custou cerca de 0,8% do valor do apartamento.

  3. Certidões: cada certidão varia mas gastei cerca de R$ 200,00 com todas as certidões. Foram Certidão de inteiro teor do imóvel, Certidão negativa de ônus reais, Certidão negativa de ações, Certidão negativa de débitos fiscais

Espero que tenha te ajudado a ter uma ideia base.

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Parabéns por tomar a decisão de comprar um imóvel @LizBernades !

Um bom planejamento é mega importante para que tudo corra bem, então com seus objetivos definidos você deve:

  1. Economizar

  2. Organizar suas finanças

  3. Providenciar a Documentação necessária

  4. Contratar um advogado

E assim partir para a conquista do seu imóvel.

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