Como posso garantir a acessibilidade em um imóvel para pessoas com deficiência?

Quero fazer modificações em meu imóvel para torná-lo acessível para pessoas com deficiência. Quais são as normas e práticas recomendadas?

11 curtidas

Sua atitude é muito bonita e rara de se ver hoje em dia @DenisAndrade .

Acho que de cara é super importante garantir que o imóvel tenha acessos desimpedidos.

Isso inclui rampas de acesso com inclinação adequada e corrimãos onde necessário.

As portas devem ter uma largura mínima de 80 cm para permitir a passagem confortável de uma cadeira de rodas.

Além disso, é importante que os corredores sejam amplos o suficiente para facilitar a mobilidade.

12 curtidas

Eu sei que o banheiro é o cômodo que costuma dar mais trabalho então modificar e adaptar eles é essencial.

É bom começar instalando barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro do box.

O vaso deve ter altura adequada, e o espaço do box deve permitir manobra completa da cadeira.

A pia também deve ser acessível, com espaço livre por baixo, permitindo que uma pessoa em cadeira de rodas a utilize confortavelmente.

12 curtidas

Temos que ter em mente que os pisos antiderrapantes são fundamentais para evitar acidentes.

E é claro que desníveis e degraus devem ser eliminados mas se a remoção não for possível, é bom instalar rampas ou elevadores de pequeno porte.

Cuidado com os tapetes e carpetes, porque eles devem ser bem fixados ou até mesmo evitados, pois podem ser obstáculos à circulação de cadeiras de rodas ou pessoas com dificuldade de locomoção.

12 curtidas

Instalar sinalização em braille para pessoas com deficiência visual é uma ideia ótima.

Além disso, sistemas de alarme que incluem recursos visuais e sonoros podem ajudar em caso de emergência, garantindo que todos sejam alertados independentemente de suas limitações sensoriais.

11 curtidas

Nem me fala @IsisFreitas , lá em casa precisamos adaptar em relação aos móveis já que deve ser posicionado de um jeito que não atrapalhe a passagem e ajustamos também a altura.

E modificamos os telefones com teclas grandes e comandos de voz para facilitar o uso já que minha filha nasceu com limitações visuais e motoras.

12 curtidas

No Brasil, a NBR 9050 é a norma técnica que estabelece os critérios e parâmetros para a promoção da acessibilidade.

Cumprir essas normas galera, não é apenas uma questão legal, mas também um ato de respeito e inclusão.

11 curtidas